Professora da FCT NOVA distinguida com Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA

26-01-2023

Isabel Catarino, professora do Departamento de Física da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, venceu a primeira edição do Prémio Inovação Pedagógica da NOVA, pela implementação em aula do projeto “Active Vibrations and Waves”.

Este prémio, inspirado na missão da Universidade NOVA em promover um ensino de qualidade em todos os ciclos de estudos, com académicos que tenham a capacidade de proporcionar uma experiência de ensino transformacional e intelectualmente desafiador aos seus estudantes, visa distinguir e incentivar as boas práticas pedagógicas e reforçar o compromisso institucional de reconhecer e premiar o talento para formar e ensinar.

O projeto agora reconhecido com o primeiro lugar - “Active Vibrations and Waves” – distingue-se pelas metodologias pedagógicas aplicadas em contexto de aula que visam a implementação de métodos de ensino-aprendizagem ativos, personalizados e globais, comprovadamente mais eficientes que o modelo clássico da aula expositiva perante alunos passivos, e que não é adequado à atual época.

Nestas aulas ouve-se o efeito da sobreposição de ondas sonoras que se propagam do auditório; vê-se o acoplamento de osciladores que se penduram no palco; sente-se nas mãos os vários modos de onda estacionária numa mola longa esticada, por exemplo. Também se analisam os modelos matemáticos que os descrevem, discutem-se as aplicações e afere-se a compreensão com perguntas e jogos, cujas respostas são dadas nos telemóveis, por todos os alunos. Em casa consulta-se o material recomendado para responder a questões que dão pontos. Os alunos ganham gosto pelos conteúdos e são guiados através da abundante informação disponível usando várias ferramentas tecnológicas.

“A distinção do meu trabalho é-me bastante gratificante, validando as metodologias pedagógicas que me têm vindo a interessar e nas quais tenho vindo a investir desde há décadas. Com todos os alunos em atividade guiada, dentro e fora de aula, os alunos gostam mais e aprendem melhor”, comenta Isabel Catarino.

O Prémio de Inovação Pedagógica NOVA, dirigido a docentes da Universidade NOVA de Lisboa, consiste na atribuição de uma bolsa de inovação pedagógica no valor monetário de 4.500 euros e até um máximo de cinco distinções honrosas no valor de 1.500 euros cada. Além de ter sido distinguida com o primeiro prémio, Isabel Catarino recebeu também uma menção honrosa pelo projeto "Active Introductory Experimental Physics during pandemics”, no âmbito das práticas pedagógicas implementadas em duas unidades curriculares na FCT NOVA.

Na imprensa

Docente da FCT NOVA vence Prémio de Inovação Pedagógica, O Almadense

Professora da FCT NOVA distinguida com prémio de inovação pedagógica, Fórum Estudante

Isabel Catarino vence Prémio Inovação Pedagógica, Ensino Magazine