Notícias

Notícias

Bengala inteligente, tatuagem para diabéticos e reciclagem de óxido nitroso vencem Empreendedorismo da NOVA FCT

27-02-2023

No passado dia 24 de fevereiro, foram conhecidos os vencedores da Grande Finalíssima de Empreendedorismo da NOVA FCT. A edição de 2023 permitiu a cerca de 1000 alunos, ao longo de cinco semanas e com o apoio de 22 professores e cerca de 50 mentores do ecossistema empresarial nacional, acelerar e materializar uma ideia numa solução de mercado.

“É um prazer ver a imaginação dos estudantes, e ver o que conseguem fazer com base nas ciências e engenharias que se ensinam nesta casa”, afirma José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT.

O grande vencedor foi o projeto Easy Walk. A equipa desenhou um dispositivo que utiliza sensores ultrassónicos para integrar nas tradicionais bengalas e facilitar a mobilidade de pessoas invisuais, detetando potenciais objetos a qualquer distância do solo. Com GPS integrado e uma aplicação gratuita, o dispositivo inclui ainda um botão SOS para situações de emergência. A solução foi desenvolvida pelos alunos Ricardo Cutileiro, Beatriz Franco, Rita Nunes, Ricardo Carvalho e Gonçalo Santos.

Em segundo lugar ficou o GlucoInk, uma solução de baixo custo que, através de uma tatuagem, permite analisar a glicose de pacientes com diabetes. Em 2019 foi reportada a existência de mais de 400 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, sendo que os atuais sistemas de monitorização dos níveis de glicose nos pacientes são invasivos ou de elevado custo e inacessíveis à maioria das pessoas. O projeto visa o desenvolvimento de uma tatuagem que muda de cor consoante o nível de glicose do utilizador. A mesma tem a duração de até seis dias e a sua aplicação é indolor para o paciente. A equipa foi composta pelos alunos Daniela Vargas, Alice Dias, Renato Bonito, Carolina Lopes e Tiago Cortez, dos Mestrados em Micro e Nanotecnologia, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Biomateriais e Nanomedicina.

NitroHacks foi também um dos projetos vencedores da edição deste ano. Desenvolvido por uma equipa de alunos de Engenharia Química, Mecânica e Micro e Nanotecnologia (Rodrigo Marques, Ana Filipa Carvalho, Beatriz Lobo, Joana Torcato e Margarida Laires), trata-se de uma solução que visa responder ao problema do óxido nitroso, comummente conhecido como gás hilariante e um dos principais causadores do agravamento do efeito de estufa.
Esta equipa desenhou o protótipo de uma membrana que capta este gás, melhorando o ambiente e facilitando o acesso a oportunidades de matérias-primas, como os fertilizantes e ajudando a promover a economia circular.

“O ensino hoje deve considerar seriamente o espírito empreendedor como uma característica fundamental. A conceção de ideias de negócios tecnológicas e sustentáveis e a capacidade de comunicação destas ideias através de um elevator-pitch de 3 minutos são competências que contribuem na preparação dos nossos alunos para um mercado competitivo”, explica Fernanda Llussá, professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e coordenadora desta edição em conjunto com Aneesh Zutshi, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial. “Na NOVA FCT acreditamos que o empreendedorismo e as soft skills são cruciais e é por isso que contamos com um Perfil Curricular onde essas competências são desenvolvidas em todos os cursos de mestrado”, acrescenta Aneesh Zutshi.

“Nesta cadeira os alunos aprendem a criar valor a partir do conhecimento”, diz Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e Investigação.

As três equipas vencedoras desta edição foram distinguidas com prémios monetários, no valor de 2.500 euros para o 1.º lugar, 1.500 euros para o 2.º lugar e 750 euros para o 3.º lugar. Foram também atribuídos prémios pelas cinco empresas patrocinadoras que apoiaram o programa este ano:

  • A ASSECO selecionou o Immunosticker, uma nova solução de vacinação. O Immunosticker é um autocolante de hidrogel com microagulhas. Ao colar o autocolante na pele por um período aproximado de cinco minutos, o princípio ativo da vacina é transmitido à pessoa. Esta solução está direcionada principalmente para países de maior pobreza onde há falta de pessoal médico em áreas mais isoladas. Os autocolantes são mais fáceis de transportar e administrar do que as atuais vacinas tradicionais;

  • A Jerónimo Martins escolheu o projeto de Biotecnologia Alimentar SELLFRESH, uma embalagem inteligente de iogurte que consoante a cor da embalagem indica se o produto está em condições de ser consumido, além de não interferir com as características do alimento e ser biodegradável;

  • A NTT DATA e a EY optaram pelo projeto de Engenharia Civil Volight Glass, que propõe um vidro inteligente que procura resolver a questão do excesso de incidência de luz. O vidro proposto consiste na junção de um vidro fotovoltaico e um smart glass – enquanto o fotovoltaico absorve a luz e transforma em energia, o smart glass adapta a opacidade do vidro consoante a luz projetada na janela. Esta solução não só substitui uma série de cortinas, como permite poupar na energia.

  • O Easy Walk, vencedor do primeiro prémio, foi ainda considerado o melhor projeto pela NOS, na secção de prémios atribuídos pelas empresas.

Este ano foram também distinguidos os melhores vídeos promocionais promovidos pelas equipas participantes, sendo a grande vencedora a equipa BioSyringe. Veja o vídeo vencedor aqui.

“Este evento é uma longa festa, resultado do logo e árduo trabalho dos alunos”, diz António Grilo, presidente do Departamento de Engenharia e Mecânica Industrial.

O júri do Programa de Empreendedorismo foi composto por Rui Tomás (Jerónimo Martins), Miguel Lúcio (ASSECO), Pedro Fonseca (NTT DATA), José Pedro Teixeira (NOS) e João Pestana Pires (EY).

José Júlio Alferes, Diretor da FCT NOVA

Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e a Investigação

 

António Grilo, Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Aneesh Zutshi e Fernanda Llussá, coordenadores desta edição de Empreendedorismo

David Olim, FootAR

Emma Paulo, Presidente da in.NOVA

Mais uma vez o evento contou com casa cheia

O júri desta edição 

 

Na imprensa

Da bengala inteligente à reciclagem de óxido nitroso. Conheça os projetos mais inovadores da FCT Nova, Jornal Económico

Bengala inteligente, tatuagem para diabéticos e reciclagem de óxido nitroso vencem Programa de Empreendedorismo da FCT NOVA, Executive Digest

Dispositivo ultrassónico para invisuais vence programa de empreendedorismo da FCT NOVA, O Almandense

Bengala inteligente, tatuagem para diabéticos e reciclagem de óxido nitroso vencem Empreendedorismo da FCT NOVA, Green Savers

Já são conhecidos os vencedores da edição deste ano do programa de Empreendedorismo da FCT NOVA, Human Resources