José Moura vence Prémio Ferreira da Silva 2022

22-02-2023

José Moura, professor e investigador do Departamento de Química da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é o vencedor do Prémio Ferreira da Silva 2022.

Instituído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em 1981, este prémio tem como principal objetivo reconhecer químicas/os portuguesas/es que, pela obra científica produzida em Portugal, tenham contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas.

José Moura desenvolveu uma obra científica pioneira e extensa, prestigiada internacional e nacionalmente. Foi um dos principais responsáveis pelo nascimento da Química Bioinorgânica em Portugal e contribuiu ativamente para a consolidação desta nova área do conhecimento a nível internacional. As inúmeras Teses de Doutoramento produzidas sob a sua orientação testemunham a "escola científica" que iniciou e a presença assídua em conferências internacionais e nacionais como orador convidado confirmam, além da excelência da investigação desenvolvida, que é um brilhante comunicador de ciência. Com um enorme sentido de missão, prestou serviço em vários órgãos da Faculdade e na docência, onde de destacou como um professor inspirador; atualmente, dirige a Biblioteca da FCT NOVA, onde tem desenvolvido inúmeras atividades de divulgação da cultura científica e promoção da união entre a Arte e a Ciência.

A atribuição do Prémio Ferreira da Silva 2022 ao José Moura foi decidida pelo júri do prémio por unanimidade. A entrega do prémio terá lugar durante o Encontro Nacional da SPQ, que decorrerá entre 24 e 26 de julho de 2023.