Celebração de contratos na FCT NOVA inclui pela primeira vez investigadores

20-03-2023

No dia 17 de março celebrou-se na NOVA School of Science and Technology |FCT NOVA, uma celebração de contratos, a terceira desde o início de fevereiro, que se distinguiu por incluir pela primeira vez a contratação de investigadores. Ao todo celebram-se 14 assinaturas de contratos com professores catedráticos, associados, auxiliares e investigadores.

O Diretor da FCT NOVA, José Júlio Alferes, afirmou que “esta cerimónia cobre as três coisas que estamos e que temos de fazer e que são importantes para o futuro desta casa”: a promoção dos docentes para “estruturar cientificamente a Escola”, a contratação de novos docentes, que “são o futuro da Faculdade, e a contratação de investigadores, que “vão agora também ter um maior vínculo à casa”. Afirmou também que independentemente do modelo que for seguido a nível nacional para a sua contratação, na universidade “não vai certamente deixar de haver investigadores”.

O Departamento de Ciências da Vida conta com um novo professor catedrático, José Paulo Nunes de Sousa Sampaio e um novo professor associado, Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota. O Departamento de Ciência dos Materiais terá como professor associado Rui Alberto Garção Barreira do Nascimento Igreja e como investigador auxiliar Emanuel Abreu Antunes Carlos. O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas tem três novos professores associados: Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito, Paula Cristina Gonçalves Dias Urze e Joaquim Amaro Graça Pires Faia e Pina Catalão Lopes. O Departamento de Ciências da Terra conta agora com mais dois professores associados, Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro e Joaquim António dos Reis Silva Simão. Tal como o Departamento de Química que tem agora Mário Emanuel Campos de Sousa Diniz e Pedro António de Brito Tavares como professores associados e Filipa Margarida Barradas de Morais Marcelo como investigadora auxiliar. O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial tem um novo professor auxiliar, Hugo Emanuel Charrinho da Costa Biscaia. O Departamento de Matemática conta com Marta Isabel Belchior Lopes como investigadora auxiliar.