FCT NOVA apresenta projetos europeus, inovadores e com impacto na sociedade à comitiva Governo+Próximo

30-03-2023

Catarina Sarmento e Castro, Ministra da Justiça, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e Cláudio Vilar Furtado, Presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, estiveram na FCT NOVA para conhecer os projetos inovadores e com impacto na sociedade que se desenvolvem no Campus de Caparica.

“A Universidade tem esta oportunidade para mostrar, no sítio certo, a relação profunda com a sociedade”, afirmou João Sáàgua, Reitor da NOVA. Das 18 Agendas Mobilizadoras conquistadas pela NOVA, 14 têm participação da FCT NOVA, e a construção de um distrito cujo centro é o conhecimento estão entre os exemplos que indicou desta forte relação que a Escola tem mantido fora de portas.

Dentro das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a comitiva teve a oportunidade de conhecer alguns dos projetos que a escola conquistou, como o Pacto da Bioeconomia Azul, que quer renovar as indústrias portuguesas com a integração de soluções de biotecnologia azul nas cadeias de valor, potenciando a utilização sustentável dos biorrecursos marinhos e da inovação neutra em carbono, e o InsectERA, projeto que pretende usar insetos como alternativas tanto na alimentação como na cosmética e até mesmo na biorremediação.

O Diretor da FCT NOVA, José Júlio Alferes, acrescentou que o programa da visita era pequeno para dar a conhecer toda a força inovadora que se vive na Escola, que, além do PRR, tem sido capaz de captar financiamento europeu e criar colaborações com empresas. Exemplo disso é o TaRDIS, projeto europeu que recebeu um financiamento de sete milhões de euros e que pretende garantir maior eficácia e rapidez em sistemas informáticos. Já as relações que a Escola cria com a indústria, patentes na participação em nove Colabs, foram ilustradas com o caso do AlmaScience, um Colab que trabalha para o desenvolvimento de tecnologia sustentável – baseada em materiais como a cortiça e a bio-celulose – para a produção industrial em grande escala. O 3D Printing Center for Health e projetos da UNINOVA como o IPSTERS demonstraram ainda mais a abrangência do trabalho que se realiza na Escola com impacto na sociedade.

“A inovação e investigação estão na base do ensino na NOVA e é assim que damos competências aos nossos alunos para o futuro. Esta cultura está patente na nossa Escola como bem exemplifica a cadeira de Empreendedorismo, provavelmente a maior da Europa”, disse Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e Investigação da FCT NOVA. “É com estas ferramentas que garantimos que os nossos alunos são e vão ser o motor de inovação na sociedade portuguesa”, acrescentou.

A C-mo Medical Solutions foi uma das empresas que a comitiva teve a oportunidade de conhecer. Formada por antigos alunos da FCT NOVA, esta startup criou um dispositivo médico indicado para monitorizar a tosse dos doentes para conseguir diagnósticos e tratamentos mais eficazes.

A visita, incluída no âmbito da iniciativa Governo+Próximo, cujo principal objetivo é criar proximidade e contacto direto com cada região e sua população, decorreu no passado dia 29 de março e passou pelo FCT FabLab, pelos laboratórios do Departamento de Química, pelo Gabinete de Apoio à Inovação, Investigação e Estratégia de Impacto, e pelo Madan Parque.

João Sáàgua, Reitor da NOVA

José Júlio Alferes, Diretor da FCT NOVA

Eurico Cabrita, Subdiretor para a Inovação e Investigação

José Manuel Fonseca, UNINOVA, CTS, apresenta diversos projetos com impacto na sociedade