FCT NOVA reúne Matemáticos nas celebrações do Dia Internacional da Matemática

03-03-2023

No próximo dia 14 de março, data invocadora do número Pi (3,14), celebramos, na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, o Dia Internacional da Matemática. O encontro, que terá lugar no Grande Auditório, entre as 14h30 e as 16h00, irá destacar uma Matemática capaz de alargar os círculos para abraçar o mundo, uma matemática aberta a todos e que nos abre aos outros.

O evento irá reunir convidados vindos do Coração da Matemática, com um percurso notável, que nos irão falar do papel da Matemática nas suas vidas. Pessoas que fizeram da Matemática uma forma de ajuda, uma forma de ligação. Pessoas a quem a Matemática permitiu vencer barreiras e preconceitos. Pessoas com uma história para contar. Entre os convidados contamos com Ricardo Sousa, professor do ISCTE que desenvolveu trabalho de integração social com reclusos, e Miguel Fonseca, professor do Departamento de Matemática da FCT NOVA, que irá partilhar o papel libertador da matemática.

A iniciativa tambem conta com uma peça de teatro interpretada por alunos de matemática da FCT NOVA que irão representar aspetos da vida de três matemáticos que sofreram de discriminação: Descartes, Turing, Hipátia.

A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o Dia Internacional da Matemática (DIM). Com este dia pretende-se comemorar o papel essencial que a matemática e a educação matemática desempenham nos avanços da ciência, da tecnologia e da sociedade.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Matemática com o apoio do NOVA Math.

Na imprensa

Dia Internacional da Matemática: a disciplina enquanto terapia e inclusão em debate na FCT NOVA, Mais Superior