18-04-2023

Decorreu no passado dia 14 de abril a Cerimónia de Homenagem à Comissão Instaladora do Departamento de Engenharia Civil (DEC).

A Comissão foi criada a 8 de fevereiro de 1994 pelos Professores Doutores António José Correia Mineiro, Manuel Américo Gonçalves da Silva e Fernando José Pires Santana. O Departamento rapidamente se tornou uma referência de qualidade na educação e na investigação em Engenharia Civil em Portugal.

“Em boa hora se lembraram desta homenagem que honra a memória e a história da Escola e é importante para aquilo que a Escola pode ser. E foi mais um dos muitos esforços do Professor Santana, que tanto fez por esta Escola”, disse o Diretor da FCT NOVA, José Júlio Alferes.

O Presidente do DEC, Corneliu Cismasiu, relembrou a história do Departamento e da Licenciatura em Engenharia Civil, que nasceu com a Comissão Instaladora criada a partir de uma necessidade que a Faculdade identificou. “A FCT NOVA identificou a falta de um curso universitário público de engenharia civil na margem sul do Tejo, região com presença industrial marcante e com grande procura de profissionais nesta área”, explicou.

No mesmo dia, foi anunciada a atribuição do nome dos Senhores Professores A. Mineiro e G. da Silva a duas salas do DEC, um gesto que pretende contribuir para a preservação da história do DEC e da FCT NOVA.

A sessão prosseguiu no Auditório da Biblioteca com os homenageados a relembrar a génese da Licenciatura de Engenharia Civil. O Professor António Correia Mineiro evocou o seu percurso profissional e docente até ser o primeiro Presidente do DEC de 1996 a 1998 e a importância de ter estado na equipa da Reitoria antes e depois desse período. O Professor Manuel A Gonçalves da Silva historiou a estratégia seguida na fase inicial do Departamento e as contribuições mais significativas para o seu desenvolvimento até 2005 quando deixou de ser Presidente do Departamento. Analisou ainda o ingresso e percurso dos alunos, mostrando parte dos que já se doutoraram e outros em exercício profissional de sucesso.

Estiveram presentes na sessão o Diretor da FCT NOVA, Presidentes dos Departamentos, a Presidente da Associação de Estudantes, representantes do NuCivil, ex-professores do DEC, amigos e familiares.

Os homenageados com o Diretor da FCT NOVA e o Presidente do DEC

A placa de homenagem

O Professor António José Correia Mineiro dá a conhecer o seu papel na criação do DEC

O Professor Manuel Américo Gonçalves da Silva relembra o percurso do DEC nos primeiros anos