EXPO FCT NOVA: São esperados mais de 7000 visitantes neste dia aberto

12-04-2023

A 15ª edição da EXPO FCT NOVA da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, destinada a estudantes do ensino secundário, terá lugar já no próximo dia 19 de abril. A Faculdade estima receber este ano mais de sete mil estudantes que vão conhecer os laboratórios, os professores, a oferta educativa e percorrer as mais de 200 atividades de ciência, tecnologia e engenharia do Campus da Caparica.

Este ano, são apresentados, pela primeira vez, três percursos de atividades inspirados em figuras incontornáveis da ciência: Albert Einstein, Nikola Tesla e Marie Curie. Os percursos não têm uma ordem predefinida e os estudantes podem interpolar as diversas atividades, em reflexo do ensino multidisciplinar da Faculdade.

No percurso ‘Albert Einstein’, destaque inevitável para as atividades de física que notabilizaram o cientista alemão, as atividades incluem desde um comboio que se conseguirá fazer levitar por repulsão magnética, à alteração de materiais em tempo real, como a atividade em que poderão transformar uma moeda de cobre em dourado, através de processos eletroquímicos. As experiências incluem lasers, robôs, eletrões, globos de plasma, criogenia, e a matemática em todas as suas dimensões, da aplicada à estatística.

O percurso ‘Marie Curie’ distingue-se sobretudo pelas atividades de química, em homenagem à cientista que recebeu o Prémio Nobel da Química em 1910. Entre as atividades, a análise ao corpo humano através de radiação infravermelha, a possibilidade de alimentar circuitos eletrónicos através do stress; e ainda experimentar com microalgas, com a pigmentação da couve roxa ou até fazer a extração de DNA de um morango. Ainda em destaque, a oportunidade de soldar uma impressão 3D de metal.

Por fim, o percurso ‘Nikola Tesla’, com enfoque na mecânica, engenharia eletrotécnica ou informática, inspirado no célebre cientista da corrente alternada. Aqui é possível programar um micro robô, conhecer a mecânica por detrás de um drone, criar uma fechadura contactless, ou experimentar as diversas atividades que aplicam Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial na vida real, da construção civil aos videojogos.

“A EXPO FCT NOVA é o nosso principal momento de contacto direto com os alunos do secundário, uma grande amostra da oferta educativa e do potencial ilimitado da ciência, tecnologia e engenharia. Queremos demonstrar a esta geração que está prestes a entrar na faculdade o impacto real que o conhecimento tem na sociedade, e que de certa forma está ao alcance destes jovens transformar Portugal e alcançar um futuro melhor”, reflete José Paulo Santos, Subdiretor responsável pela Comunicação da FCT NOVA.

Além dos departamentos, a Associação de Estudantes da FCT NOVA, os Núcleos da  AEFCT, a Biblioteca, o Laboratório de e-Learning e FabLab, estão também a organizar várias atividades para os visitantes, como uma demonstração de como fazer cerveja artesanal, uma atuação do grupo de teatro da faculdade, ou iniciação à modalidade de tiro com arco.

Mais informações e inscrições aqui.

Na imprensa

FCT explica a oito mil alunos e professores como se estuda para ser cientista e engenheiro, TSF

Comboios a levitar, programar micro robôs? FCT Nova abre portas a alunos do secundário, ECO

FCT NOVA abre a porta a mais de 7 mil estudantes do secundário no dia aberto, Jornal Económico