Maior edição de sempre da EXPO FCT NOVA recebe mais de 8 mil visitantes

20-04-2023

A Faculdade abriu novamente as suas portas para receber mais de 8 mil visitantes na 15.ª edição da EXPO FCT NOVA. Com mais de 200 atividades, esta foi a maior edição do evento destinado a alunos do ensino secundário que se realiza desde 2017.

Alunos provenientes de norte a sul do País participaram no certame que visa promover o interesse pelas áreas das Ciências e Engenharias e dar a conhecer a oferta formativa e a vida no campus da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

“Este ano foi um ano fantástico em termos de adesão. Antes da pandemia tínhamos cerca de sete mil alunos, este ano a nossa escola recebeu 8183 alunos e 300 professores oriundos de mais de 70 escolas de 12 distritos do continente. Foram realizadas um total de 230 atividades, que englobam tanto atividades científicas promovidas pelos Departamentos e Centros de Investigação, quanto atividades culturais, recreativas e desportivas promovidas pelos núcleos da Associação dos Estudantes, incluindo as participações da anTUNiA e da Tuna Maria”, diz Rui Igreja, Coordenador da Expo FCT NOVA. “O sucesso da EXPO FCT é fruto da mobilização e entusiasmo de todos os colegas, docentes, investigadores, funcionários e estudantes que neste dia, uma vez mais, vestiram (literalmente) a camisola da FCT NOVA!”, acrescenta.

“Gostei muito das atividades e foram todos muito acolhedores e simpáticos. As atividades esclareceram-me e deram uma visão do que posso seguir e do que posso fazer com o curso. Gostava de vir para a FCT NOVA, se a média der”, diz Leonor Santos, aluna do 11.º ano da Escola Secundária da Lourinhã.

Também Filipe Lopes, que frequenta o 12.º ano da Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Lisboa, conta como viveu este dia: “Fomos andando por aí vendo todos os edifícios, todas as experiências. Já passámos também por estas pessoas da universidade que andam aqui a cantar, é muito giro o ambiente. Ainda não sei bem que área quero seguir, mas alguma coisa a ver com Química, e aqui achei as atividades muito divertidas e também falámos sobre algumas saídas do curso, onde é que se pode aplicar. A FCT NOVA é um dos lugares onde pondero estudar, é um bom sítio para estudar.”

Mais de 600 voluntários acolheram estudantes e professores numa organização que envolveu os Departamentos, os Centros de Investigação, a Associação de Estudantes e os Núcleos da AEFCT nas várias vertentes científicas, tecnológicas, pedagógicas e lúdicas que refletem a multidisciplinaridade da Escola.

Miguel Anis frequenta o 11.º ano na Escola Secundária Braamcamp Freire, em Odivelas e conta que visitou várias atividades e até teve algumas surpresas. “Foi tudo extremamente giro. Eu acho a área de Bioquímica muito gira, Informática ainda mais, mas Bioquímica eu não sabia que ia gostar”.

O Grande Auditório da Faculdade encheu-se de estudantes para assistir e participar na novidade desta edição, o EXPOtáculo. Esta atividade contou com um surpreendente jogo interativo organizado pelo NOVO Núcleo de Teatro com a participação especial de João Sotomayor, professor do Departamento de Química, onde foram atribuídos prémios aos estudantes, e teve ainda uma palestra, onde Octávio Mateus, professor do Departamento de Ciências da Terra, apresentou curiosidades sobre os dinossauros.

“A EXPO FCT NOVA é um evento maior da nossa escola, no qual cativamos jovens para vir estudar connosco. Mas é também serviço público ao entusiasmar os jovens com a Ciência, a Engenharia e a Tecnologia, atraindo-os para se dedicarem a estas áreas tão necessárias para a sociedade. Cumprimos em todos estes objetivos”, afirmou José Júlio Alferes, Diretor da FCT NOVA.

Ver Fotos

Na imprensa

Expo FCT NOVA no "Portugal em Direto" (parte 1, parte 2), RTP

NOVA FCT recebeu mais de 8 mil estudantes na maior mostra de ciências e engenharia do país, Setubalense