José Barata recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Cluj Napoca

30-05-2023

José Barata, Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da FCT NOVA recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Técnica de Cluj Napoca, na Roménia, durante uma cerimónia que decorreu no dia 26 de maio.

José Barata é Professor catedrático do DEEC, coordenador do grupo de investigação “Robotics and Industrial Complex Systems”, da UNINOVA, e coordenador científico do SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, e esta atribuição marca um reconhecimento do seu compromisso com a excelência académica e as suas excecionais contribuições para a comunidade científica.

A Universidade Técnica de Cluj Napoca decidiu conferir esta distinção honorária a José Barata em reconhecimento da sua dedicação e habilidades intelectuais. Os seus esforços académicos avançaram significativamente os limites do conhecimento em várias disciplinas, com um foco particular nos avanços tecnológicos e as suas implicações para a sociedade. O seu trabalho pioneiro teve um impacto profundo na comunidade científica, e as suas contribuições foram reconhecidas globalmente.

Durante a cerimónia, as autoridades universitárias e membros do corpo docente expressaram a sua admiração e gratidão pelas contribuições de José Barata para o mundo académico.

Ao receber o título honorário, José Barata agradeceu enfatizando a importância da colaboração e do conhecimento compartilhado na busca do progresso científico. Ressaltou também a importância da investigação interdisciplinar e encorajou jovens investigadores a continuarem a rompe barreiras e explorar novos horizontes.