Investigadora da NOVA FCT é vencedora da primeira edição do prémio da UNESCO para jovens cientistas

20-06-2023

A investigadora Jelena Vladic, cientista da Faculdade Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT, é a vencedora da primeira edição do prémio da UNESCO para jovens cientistas: Al Fozan International Prize, que celebra os investigadores das áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática.

Segundo o UNESCO-Al Fozan International Prize, as áreas de ciência, engenharia, tecnologia e matemática, também conhecidas pelo acrónimo STEM, estão a atravessar um período de crise no ensino. “Os melhores e mais brilhantes alunos estão a desistir das disciplinas STEM em taxas alarmantes, devido à falta de interesse, falta de acesso, bem como à falta de metodologias de ensino e, em muitos casos, à falta de inspiração através de exemplos a seguir na área”, alerta a organização do prémio da UNESCO.

Além de celebrar as disciplinas de STEM, o Al Fozan International Prize pretende ainda promover uma maior igualdade de género na ciência, ao reconhecer cientistas mulheres que, a título individual, lideram investigações de transformação social e económica, e servem de inspiração para
outras jovens cientistas.

O prémio, concedido a cinco cientistas das regiões da UNESCO, conta com Jelena Vladic entre as contempladas. A investigadora nascida na Sérvia, formada em ciências farmacêuticas pela Faculdade de Medicina de Novi Sad, Sérvia, e doutorada pela Faculdade de Technologia, Novi Sad, Sérvia, onde começou a sua carreira cientifica. Jelena Vladic é agora investigadora da NOVA FCT, especializada na aplicação de solventes e tecnologias verdes para o processamento de materiais de origem natural. É autora de mais de 80 artigos científicos e recebeu em 2020 o prémio ‘For Women in Science’ da L'Oréal-UNESCO e a bolsa individual Marie Skłodowska-Curie. Neste momento, Jelena Vladic é investigadora do grupo ‘des-solve’, também financiado pela União Europeia - Horizon 2020 - que analisa soluções naturais solventes para alcançar processos industriais mais ecológicos.

As cinco cientistas contempladas recebem um prémio de 50 mil dólares, segundo as indicações de um jurado de cinco membros: Didier Queloz (Suíça), Ngo Bao Chau (Vietname), Edna Matta-Camacho (Colômbia), Fadji Zaouna Maina (Níger), e Adah Almutairi (Arábia Saudita‎). A próxima edição do UNESCO-Al Fozan International Prize acontece daqui a dois anos.

Na imprensa

Prémio da UNESCO e fundação saudita distingue cientista da Universidade Nova de Lisboa, Observador

Cientista Jelena Vladic vence prémio da UNESCO: "Microalgas têm estado no centro das atenções", Sábado

Prémio da UNESCO e fundação saudita distingue cientista da Universidade Nova de Lisboa, Jornal de Notícias