Estabilizar vitaminas e evitar oxidação da fruta até 48h: investigação da NOVA FCT recebe bolsa ERC

27-07-2023

Ana Rita Duarte, docente e investigadora do Departamento de Química da NOVA FCT, acaba de receber a sua terceira bolsa ERC (European Research Council), a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa, para o projeto IMproVITA no valor de 150 mil euros. O projeto tem como principal objetivo ajudar a melhorar a vida útil de produtos perecíveis através da estabilização de vitaminas, utilizando uma tecnologia inovadora que visa aumentar a atividade antioxidante e prevenir a oxidação da fruta até 48 horas quando exposta ao ar.

“Sabemos que as indústrias de processamento de alimentos enfrentam uma elevada pressão para aumentar a vida útil dos produtos e diminuir as toneladas de resíduos geradas todos os anos, enquanto o consumidor é cada vez mais consciente nas escolhas que faz. As vitaminas, também conhecidas como antioxidantes, são o grupo mais comum de compostos químicos usados ​​para preservar o frescor dos alimentos. Este projeto visa prevenir a degradação precoce dos antioxidantes, através da utilização de sistemas eutéticos profundos (DES) para aumentar o tempo de prateleira desses compostos”, explica a investigadora Ana Rita Duarte.

Os sistemas eutéticos profundos (DES) são misturas de duas espécies sólidas que em determinada razão molar formam um novo composto com propriedades diferentes. No projeto ImproVITA, a equipa de investigadores já demonstrou que a utilização desta tecnologia aumenta a atividade antioxidante até cinco dias, e previne a oxidação da fruta até 48 horas, ao contrário do que acontece com os métodos convencionais que só previnem a oxidação dos alimentos até algumas horas quando exposta ao ar.

“Nesta prova de conceito, a equipa pretende validar o produto ao nível das suas características técnicas mas também validar o mercado e avaliar o potencial comercial da nossa solução”, comenta ainda Ana Rita Duarte.

A bolsa proof of concept (ou prova de conceito), que é hoje anunciada, é atribuída a uma investigadora já distinguida por duas bolsas ERC. Em 2017, Ana Rita Duarte já tinha conquistado uma Consolidator Grant, pela ERC, pelo trabalho “Des.solve - When solids become liquids: natural deep eutectic solvents for chemical process engineering". Mais tarde, em 2022, recebe uma bolsa, no valor de 150 mil euros para o desenvolvimento do projeto “CryoDES – Nature-inspired Cryopreservation Systems using Natural Deep Eutectic Systems”.

Adicionalmente, a bolsa proof of concept do European Research Council também significa que se deverá utilizar o financiamento para passar da teoria à prática: perceber a viabilidade dos conceitos científicos em desenvolvimento assim como explorar oportunidades de negócio ou preparar pedidos de patente. Neste caso em concreto, a equipa pretende avaliar junto do mercado qual o potencial comercial desta nova solução.

Além de docente, Ana Rita Duarte é ainda investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/Requimte).

A Escola vê mais uma vez reconhecida a excelência da sua investigação e volta a reforçar a sua posição de liderança no número de bolsas atribuídas aos seus investigadores, acumulando 15 bolsas conquistadas.

Na imprensa

Ana Rita Duarte recebe bolsa europeia para ampliar vida útil de produtos como a fruta, Público

Ana Rita Duarte da Universidade Nova recebe bolsa europeia para investigação, Rádio Comercial

Ana Rita Duarte da Universidade Nova recebe bolsa europeia para investigação, M80