Presidente da República inaugura Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados

06-07-2023

Na foto: momento do descerramento da placa

No passado dia 5 de julho, foi inaugurado, com a presença do Presidente da República, o novo Laboratório de Nanocaracterização e Materiais Avançados NANOVA, um espaço da faculdade dedicado em exclusivo à área de Nanoanálise e Nanoimpressão, e ao desenvolvimento de novos materiais, produtos e sistemas.

O investimento total foi de 5,2 milhões de euros: 2,4 milhões da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), dos quais 965 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Lisboa 2020; e 2,8 milhões do European Research Council (ERC).

O evento contou ainda com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua; do Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, José Júlio Alferes; do Diretor do CENIMAT, Rodrigo Martins; da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), Teresa Almeida; entre outros convidados.

A criação do novo laboratório, com equipamentos tecnológicos de ponta, visa sobretudo reforçar a capacidade de investigação na área dos materiais, com impacto na transferência de tecnologia para diversos setores industriais. O laboratório NANOVA vai ser um apoio fundamental à indústria nacional em áreas tecnológicas, entre as quais: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ciências da Vida; Biotecnologia; Energia; Nanotecnologia aplicada às Indústria Farmacêutica; Aeroespacial; Automóvel; Alimentar; Segurança; entre outras.

O laboratório NANOVA é um resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro de Investigação de Materiais do Instituto de Nanofabricação, Nanomodelação e Nanoanálise (CENIMAT | i3N), integrado no campus da NOVA FCT.

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, presente na inauguração, sublinhou a importância da aposta em polos de conhecimento: “Todos são importantes, mas aqueles que possam avançar mais depressa no domínio da ciência - e depois, também, na relação com as empresas no seu desenvolvimento – são mais significativos.”

"Orgulhamo-nos de ser uma escola onde, em conjunto com investigadores, docentes, estudantes e a sociedade, ajudamos a imaginar o futuro e a contribuir para a sua construção”, referiu José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT.

Para Teresa Almeida, Presidente da Comissão Diretiva do programa Lisboa 2030, “o NANOVA afirma-se como um investimento estratégico, no campo da ciência, para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa”.

Da esquerda para a direita: Diretor da NOVA FCT, Ministra da Coesão Territorial, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Reitor da NOVA; Presidente da República

Descerramento da placa de Inauguração do Laboratório de Nanoanálise STEM

Assinatura do Presidente da República  numa folha de papel utilizando o feixe de iões do microscópio eletrónico varrimento instalado no Laboratório de Nanofabricação do CENIMAT. Ver resultado aqui.

Da esquerda para a direita: Presidente da CCDR LVT, Maria Teresa Mourão de Almeida, Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, Diretor do Cenimat, Rodrigo Martins, Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, Reitor da NOVA, João Sàágua