Notícias

Notícias

Rodrigo Martins integrou painel sobre energias renováveis na COP28

11-12-2023

Rodrigo Martins, professor do Departamento de Ciência dos Materiais e investigador no CENIMAT, foi um dos oradores convidados da sessão “Energizing Tomorrow: Unleashing the Power of Innovation in Clean Energy Transition”, que decorreu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28).

O debate deu a conhecer os caminhos e as dificuldades para reduzir para metade os níveis de emissões de carbono de 2018, em particular nas áreas do lançamento e gestão de sistemas de energia limpa à escala comercial e reuniu diversos especialistas na área.

“Trata-se de uma área de que somos de facto mentores a nível mundial e onde tenho dedicado parte da minha vida. Neste contexto, lançamos em 2021 um livro pedagógico de dois volumes associado aos materiais e dispositivos para aplicações fotovoltaicas”, explicou o professor, que também participa na qualidade de Presidente da European Academy of Sciences.

O painel ainda contou com a participação de Neil Wilmshurst, Senior Vice President, Electric Power Research Institute (EPRI); Mark Levine, Energy Division Director Emeritus, Lawrence Berkeley National Laboratory (LBNL), e principal autor do relatório das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (venceu o Nobel da Paz em 2007), Ann-Kathrin Lipponer, Associate Program Officer, International Renewable Energy, Agency (IRENA) Innovation and Technology Center. A moderar o debate estará H.E. Homaid Al-Shimmari, Deputy Group CEO and Chief Corporate & Human Capital Officer, Mubadala. A sessão teve lugar no passado dia 5 de dezembro.

Durante a COP28 já 118 países se comprometeram, num protocolo não vinculativo, a triplicar a capacidade de produção de energias renováveis.