Diagnósticos clínicos não invasivos inspirados no olfato conquistam 17.ª bolsa da NOVA FCT

17-01-2024

Cecília Roque, professora do Departamento de Química da NOVA FCT  e investigadora da Unidade de Ciência Biomoelculares Aplicadas da Faculdade de Ciências |UCIBIO-NOVA FCT, acaba de receber uma Bolsa European Research Council (ERC) Proof of Concept com um financiamento atribuído de 150.000 euros. É a terceira Bolsa ERC atribuída à investigadora portuguesa e a 17.ª da NOVA FCT. A European Research Council é a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa.

Nos próximos 18 meses, com este financiamento do projeto UNMASK, a equipa de Cecília Roque irá validar as tecnologias inspiradas no olfato para o diagnóstico de doenças neurodegenerativas, como as doenças de Parkinson e de Alzheimer, que afetam uma grande parte da sociedade tendo um elevado peso económico e social. A equipa de investigação trabalhará em estreita colaboração com clínicos de hospitais para validar a componente tecnológica do projeto, assim como com a equipa italiana DayOne para a validação e desenvolvimento do negócio.

Esta bolsa ERC é uma continuação do projeto alargado ‘SCENT: Hybrid Gels for Rapid Microbial Detection’, e a primeira bolsa ERC da investigadora. Este projeto foi pioneiro numa classe inovadora de materiais de base biológica, por exemplo, utilizando gelatina, que são sensíveis a compostos voláteis (odores) e outros biomarcadores de doenças libertados pelo corpo. "Os novos materiais alteram as suas propriedades na presença de biomarcadores de doenças, gerando sinais que são recolhidos e depois analisados por ferramentas de inteligência artificial" - explica Susana Palma, membro da equipa do projeto.

Atualmente, a maioria das ferramentas de diagnóstico clínico ainda são invasivas, o que significa que requerem a recolha de sangue ou outras amostras do corpo, causando frequentemente stress, dor e desconforto ao doente.

Depois de desenvolver as tecnologias SCENT, a equipa tem-se concentrado em fazer a validação tecnológica e de mercado das suas tecnologias inspiradas no olfato. Apesar de ter inúmeras aplicações, "o nosso objetivo é validar as tecnologias SCENT para ferramentas de diagnóstico rápidas e compatíveis com o paciente, utilizando amostras do corpo recolhidas de forma não invasiva, como a urina, como fonte de diagnóstico de doenças. Estamos também a analisar aplicações clínicas para as quais as atuais ferramentas de diagnóstico são dispendiosas, demoradas ou inexistente" afirma Cecília Roque, investigadora principal da equipa de investigação.

A validação da tecnologia e do mercado pela equipa de Cecília Roque está a ser viável devido ao financiamento do Conselho Europeu de Investigação de duas bolsas para Prova de Conceito. A primeira bolsa de Prova de Conceito do ERC, para o projeto ENSURE, centra-se na validação da tecnologia para o acompanhamento do cancro da bexiga, "uma vez que pretendemos aliviar os doentes e os médicos, reduzindo o número de procedimentos invasivos", acrescenta Carina Esteves, membro da equipa. E esta agora para tecnologias inspiradas no olfato para o diagnóstico de doenças neurodegenerativas.

Na imprensa

Nariz eletrónico de Cecília Roque, da NOVA FCT, em destaque no programa “Ciência”, Antena 2

Universidade Nova de Lisboa cria nariz eletrónico que pode detetar Parkinson, RTP

Três investigadores portugueses recebem bolsas ERC de 150 mil euros cada, Visão