Notícias

Notícias

Cristina Teixeira vence bolsa de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie Actions

15-02-2024

Com o projeto SolarWay, Cristina Teixeira, investigadora do CENIMAT da NOVA FCT, acaba de receber a bolsa de pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie Actions.

Esta bolsa insere-se num programa europeu que visa apoiar o potencial criativo e inovador dos investigadores titulares de um doutoramento que pretendam adquirir novas competências através de formação avançada e de mobilidade internacional, intersectorial e interdisciplinar.

A investigadora, com apenas 28 anos, dispõe agora de dois anos e um orçamento de 150 mil euros para desenvolver este projeto focado em células solares de perovskita. A perovskita, um mineral semicondutor sintetizado em laboratório, destaca-se pela sua habilidade de converter luz em eletricidade de forma altamente eficiente. Para além disso, estes dispositivos fotovoltaicos possuem vantagens significativas, como a possibilidade de serem extremamente finos, flexíveis, e produzidos em diversas cores, transparências e designs, através de processos de fabricação simples, como a impressão. No entanto, esta tecnologia ainda enfrenta alguns desafios para viabilizar a sua produção em larga escala.

O projeto SolarWay visa superar esses desafios, integrando estruturas fotónicas para aumentar a captação de luz e corrente fotogerada em células solares de perovskita com elétrodo de carbono. Inclui também a otimização de técnicas para ampliação de escala, fabricação de módulos e encapsulamento. A investigadora Cristina Teixeira tem como objetivo contribuir para a transição desta tecnologia inovadora para a fase de industrialização, promovendo um futuro mais sustentável e energeticamente independente.

A investigadora esteve no TEDXFunchal onde teve a oportunidade de explicar o seu percurso bem como a motivação, o potencial e historia desta tecnologia. Para ver aqui.