Notícias

Notícias

Projetos tecnológicos na área da saúde em destaque na final de Empreendedorismo

26-02-2024

Na foto: Diretor da NOVA FCT, José Júlio Alferes, entrega o prémio à equipa que desenvolveu o projeto vencedor ‘Malaria Sense’. Equipa: Margarida Tomás, Maria Póvoa, Tiago Simões, Priyank Thanki e Bruno Melo.

 

No passado dia 23 de fevereiro foram conhecidos os grandes vencedores do programa de Empreendedorismo da NOVA FCT, com duas soluções inovadoras para a saúde e um projeto sustentável na área da construção civil.  

Depois de cinco semanas intensas de trabalho, durante as quais os mais de mil alunos do programa tiveram acesso a sessões de mentoria, foram finalmente conhecidos os grandes vencedores. O Grande Auditório do Campus de Caparica na NOVA FCT foi o palco onde as 12 equipas finalistas do programa disputaram os três prémios monetários, no valor de 2.000 euros para o 1.º lugar, 1.000 euros para o 2.º lugar e 500 euros para a equipa que ficar em terceiro lugar no pódio; além dos prémios corporativos das empresas parceiras. 

O vencedor do primeiro lugar do Programa de Empreendedorismo foi o ‘Malaria Sense’, um teste rápido de diagnóstico para a malária, uma das doenças mais antigas do mundo. Em 2022 foram contabilizados 249 milhões casos e 600 mil mortes. O teste em papel utiliza uma tecnologia de aptâmeros que, com apenas uma gota de sangue, deteta a malária em poucos minutos. A solução veloz e sustentável convenceu o júri composto por cientistas e empreendedores nacionais. A equipa foi formada por Margarida Tomás e Maria Póvoa, ambas estudantes de Micro e Nanotecnologias, Tiago Simões e Priyank Thanki, de Engenharia Mecânica, e ainda Bruno Melo, de Engenharia Informática. “Não tínhamos grande esperança porque a competição era muito forte, mas estamos muito contentes. Agora queremos ver se a ideia não fica por aqui”, explicou Maria Póvoa.

Inês Gonçalves, Mónica Alfaiate e Pedro Franco, de Engenharia Biomédica, Alexandre Oliveira e Duarte Vinha, de Engenharia Informática e Big Data, são os alunos do projeto que ganhou o segundo lugar com a proposta OperateInSight. Este projeto apresenta uma visão do que pode ser o futuro da cirurgia: a equipa de alunos da NOVA FCT sugeriu uma plataforma de planeamento cirúrgico que permite criar modelos de três dimensões adaptados a cada doente e simular cirurgias em realidade virtual.  

O terceiro prémio foi entregue à equipa da WasteWise Innovations’, composta por Alexandre Duarte e Tomás Costa, de Engenharia Civil, Sofia Carvalho, Engenharia do Ambiente, Diogo Fonseca, de Engenharia e Gestão Industrial, E Bruno David, de Engenharia Informática. Os alunos conceberam uma solução para a economia circular no setor da construção, um dos setores mais relevantes na economia portuguesa com uma considerável pegada de produção de resíduos. Em 2021, o setor da construção era identificado como o principal produtor de resíduos na Europa, segundo dados do Eurostat. Este setor foi o responsável por 34% dos resíduos originados na região (segundo setor mais poluente é a Indústria Extrativa com 28%). ‘WasteWise Innovations’ pretende transformar os resíduos da construção em tijolos reciclados, criando um ciclo de atividade sustentável. 

“É uma prioridade da NOVA FCT contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos alunos e o Perfil Curricular promove essas competências ao longo de quatro anos”, disse Teresa Santos Silva, Subdiretora para a Inovação Pedagógica, durante a sua intervenção na sessão. 

Esta 12.ª edição também contou com prémios corporativos no valor de 1.500 euros cadaatribuídos pelas empresas patrocinadoras do programaAsseco distinguiu a equipa que apresentou o ScarGraph, um dispositivo acompanhado por uma aplicação que facilita o acompanhamento do processo de cicatrização, sem entrar em contacto com o paciente. 

O projeto Humanitarian Lamp foi o vencedor do prémio da Delloite com uma proposta tecnológica que faz uso de materiais piezoelétrizos implementados no joelho para gerar energia quando este é movimentado. A EY atribuiu o prémio à equipa que desenvolveu uma faixa lombar inteligente de uso diário - a SmartLB. Este equipamento, com recurso a IA, é capaz de prevenir, detetar e aliviar a dor lombar, a maior causa de incapacidade, perda de produtividade e faltas ao trabalho no mundo. A Jerónimo Martins destacou o projeto ConsciFridge, que propôs uma aplicação que promove e ajuda o utilizador a fazer uma gestão mais sustentável dos alimentos. 

A escolha da MEXT: Mota-Engil Next recaiu sobre o trabalho da equipa que apresentou o Geotecn AI, um programa de geotecnia que utiliza IA para facilitação de cálculos e criação de bases de dados (públicas e privadas). A NOS deu a vitória à equipa que desenvolveu a OperatInSigh, uma plataforma de planeamento cirúrgico que permite criar modelos 3D adaptados a cada doente e simular cirurgias em realidade virtual. Finalmente, a NTT DATA realçou o projeto da BioSolve Health, um penso inteligente com biossensores associado a uma app que permite a monitorização de cicatrizes para pacientes em regime de pós-operatório ambulatório. 

Foram ainda premiados os três melhores vídeos promocionais, concebidos pelas equipas WasteWise Innovations, SunShield e ChatGlove. 

A sessão contou ainda com duas palestras inspiradoras. Paula Videira, Professora do Departamento e Ciências da Vida e investigadora no UCIBIO, contextualizou o percurso da CellmAbs. Frederico Stock, um dos fundadores da Glooma, teve a oportunidade de explicar a origem desta empresa que começou como uma ideia nesta cadeira de empreendedorismo.  

“Acredito que o futuro dos jovens em Portugal dependerá muito daquilo que formos capazes de fazer em inovação e tecnologia”, frisou António Grilo, Presidente da Agência Nacional de Inovação, e que foi durante muitos anos coordenador desta cadeira na NOVA FCT. “O que estão a fazer nesta cadeira é a base para garantirem ficar em Portugal”, acrescentou. 

Queremos encorajar os nossos alunos a serem audazes e criativos, e é com esse objetivo que esta unidade curricular existe”, afirmou José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT. 

 

As fotos da Cerimónia estão publicadas na página facebook da NOVA FCT.

O Programa de Empreendedorismo da NOVA FCT realizou-se ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (https://recuperarportugal.gov.pt/)

 
 
Na imprensa

Teste rápido à malária vence prémio, Notícias de Coimbra