Elvira Fortunato novamente entre as personalidades em quem os portugueses mais confiam

08-03-2024

Já são conhecidos os vencedores da 24.ª edição do estudo “Marcas de Confiança", que avalia os níveis de confiança dos portugueses num conjunto de realidades do seu quotidiano – nomeadamente marcas, personalidades, profissões e instituições. É nessa listagem que consta, mais uma vez, o nome de Elvira Fortunato.

A cientista aparece ao lado de figuras como Marcelo Rebelo de Sousa (Política), Eduardo Barroso (Medicina) e Ruy de Carvalho (Teatro), igualmente distinguidos na categoria “Personalidades”. A atual Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior volta a destacar-se na área da Investigação Científica – repetindo assim o feito alcançado em 2020, 2021, 2022 e 2023.

Antiga vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, entre 2017 e 2022, Elvira Fortunato é Professora do Departamento de Ciência dos Materiais da NOVA FCT e Investigadora no CENIMAT,  tornou-se mundialmente conhecida como pioneira na investigação da eletrónica de papel.

Enquanto cientista, recebeu por duas vezes uma Advanced Grant do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC, na sigla em inglês) no valor de 3,5 M€, a maior bolsa de sempre atribuída a uma só pessoa da ciência em Portugal.

Considerada uma das 25 mulheres mais influentes em Portugal, em 2020, Elvira Fortunato foi ainda vencedora do Prémio Pessoa, no mesmo ano – uma iniciativa que visa distinguir, em cada ano, a personalidade portuguesa que mais destaque tenha alcançado através do seu trabalho.

Em 2015, fora a escolhida para presidir às comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Entre muitas outras distinções, Elvira Fortunato foi ainda um dos rostos da #EUwomen4future, campanha europeia para promover a igualdade de género enquanto base de uma sociedade próspera e justa.