Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior inaugura laboratório na NOVA FCT

18-03-2024

O novo laboratório do CENIMAT, que presta homenagem ao antigo Diretor da NOVA FCT, Professor Fernando Santana, foi inaugurado no passado dia 15 de março, com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“É uma honra e um orgulho que este espaço de excelência nacional e internacional (CENIMAT) perpetue o nome do Professor Fernando Santana”, afirmou Elvira Fortunato, Professora do Departamento de Ciência dos Materiais e investigadora deste centro de investigação, atualmente a gerir os destinos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A abrir a sessão, Rodrigo Martins, coordenador do centro de investigação, relembrou a visão e sentido de missão que o Professor Fernando Santana imprimiu no trajeto da NOVA FCT e da sua afirmação enquanto Escola de Ciência.

“Foi com o Professor Fernando Santana que a Escola deu um grande salto - com a aposta na Ciência que introduziu. A Escola deve o que é hoje ao Professor Fernando Santana”, confirmou José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT.

O Reitor da NOVA, que não pode comparecer no dia, deixou as seguintes palavras “Não quero deixar de me associar a esta importante homenagem que considero justa, oportuna e adequada. O Professor Fernando Santana, além de um académico de excelência, é uma figura incontornável da NOVA”.

O novo laboratório será um dos espaços privilegiados para continuar a investigação de ponta do CENIMAT. O centro de investigação, reconhecido nacional e internacional, conta com 11 bolsas European Research Council, uma das mais importantes bolsas em Ciência, Engenharia e Tecnologia.

A sessão contou com a presença de familiares do Professor Fernando Santana, membros da Direção, Presidentes de Departamento, Colegas e amigos. A terminar o dia, a Tuna Maria e a anTUNia marcaram presença nesta inauguração.

A Comitiva no novo laboratório

Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior