Propostas educativas atraem estudantes internacionais para NOVA FCT

06-03-2024

Foram 90 estudantes internacionais, de 19 países do mundo, que no passado dia 1 de março foram acolhidos numa sessão que deu a conhecer a NOVA FCT e um pouco do espírito académico. O dia começou com uma atuação da anTUNiA que animou os participantes.

“As tunas são uma tradição muito gira e divertida”, diz Eleanora Marcheselli que veio de Itália para começar este semestre no Campus de Caparica. “Escolhemos a NOVA FCT porque, além de ser uma escola de referência, oferece unidades curriculares diferentes e que nos atraíram”, explicou. Esta é também a opinião de Jakub Heušovský. O estudante da Chéquia veio para a NOVA FCT estudar Engenharia Informática porque a escola oferecia um plano curricular interessante. “Claro que o país também ajudou”, esclarece a rir.

Matemática é a área de estudo de Suda Yilmazlar, estudante turca, que está expectante com esta experiência. “Espero aprender, divertir-me, conhecer a cultura. Até já provei o famoso pastel de nata", disse sorridente.

Simon Böhly vem estudar Engenharia Física. Veio da Alemanha e escolheu a NOVA FCT por ser “uma faculdade de referência e com mestrados interessantes que vão ajudar a diversificar o meu conhecimento”, esclareceu.

A sessão contou com a presença do Diretor da NOVA FCT, a Subdiretora para o Conselho Pedagógico, a Coordenadora da Divisão da Mobilidade e Internacionalização do Ensino, representantes da Associação de Estudantes, e Coordenadores Erasmus dos Departamentos.

Os novos estudantes terão uma semana intensa de atividades de acolhimento que irão incluir a apresentação da Biblioteca, passeios por Lisboa, um dia dedicado ao desporto e muito mais.

A NOVA FCT tem neste momento 411 acordos com universidades de 57 países, no ano letivo de 2023/24 a Escola acolheu 218 estudantes internacionais.

José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT

Carla Quintão, Subdiretora para o Conselho Pedagógico