Notícias

Notícias

Pedro Barquinha nomeado para o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

12-11-2024

Pedro Barquinha, professor no Departamento de Ciência dos Materiais e investigador do CENIMAT da NOVA FCT, foi nomeado, pela segunda vez consecutiva, membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

O CNCTI é um órgão consultivo que atua em estreita colaboração com os membros do Governo responsáveis pelas áreas da Economia e da Ciência e Inovação. Composto por 20 personalidades de mérito reconhecido em diferentes campos do conhecimento e da economia, o Conselho inclui líderes académicos, científicos e empresariais, refletindo uma diversidade institucional e territorial.

As funções do CNCTI incluem apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade do sistema científico e tecnológico nacional, promover a internacionalização da ciência portuguesa e incentivar o uso do português como língua científica. O Conselho é responsável por fornecer aconselhamento científico e impulsionar a coordenação de políticas interministeriais em ciência e tecnologia. Atua, ainda, como órgão consultivo em discussões parlamentares relacionadas com o progresso científico e tecnológico, colaborando com a Assembleia da República sempre que solicitado.

"Esta é uma oportunidade única e um desafio gigante, onde terei a oportunidade de ouvir e dar opinião sobre temas estratégicos para o país, procurando dar o meu contributo para que a ciência, tecnologia e inovação sejam pilares para o desenvolvimento económico e social de Portugal", explica o professor e investigador da NOVA FCT. 

Pedro Barquinha é especialista em eletrónica flexível, desde os materiais à sua integração em circuitos. O seu trabalho tem contribuído significativamente para tornar a eletrónica flexível como uma aposta sustentável para a criação de superfícies inteligentes em qualquer tipo de objeto. É coautor de mais de 170 artigos e de 5 patentes internacionais. Desde 2020, é editor no prestigiado jornal IEEE Electron Device Letters e membro do conselho do INL (International Iberian Nanotechnology Laboratory).

O professor e investigador recebeu prémios científicos de prestígio, incluindo duas Bolsas do European Research Council (2017 e 2022) e o "Prémio Inovação para Jovens Engenheiros 2008", da Ordem dos Engenheiros. Atualmente, a sua investigação centra-se no aumento dos níveis de miniaturização e integração subjacentes à eletrónica flexível, de modo a revolucionar as futuras tecnologias de informação e comunicação (TIC).