Notícias

Notícias

Um ano a celebrar os 50 anos do 25 de Abril

05-12-2024

A NOVA FCT, através da Biblioteca, dinamizou uma série de iniciativas que homenagearam os 50 anos do 25 de Abril. Várias exposições, um ciclo de cinema e recomendações de livros exploraram os sentimentos e as memórias do tempo da revolução.

Durante o ano, a comunidade teve a oportunidade de assistir a cinco filmes, que, com linguagens e geografias diferentes, apresentaram reflexões sobre a liberdade e a falta dela. O ciclo de cinema resultou de uma parceria entre a Biblioteca da NOVA FCT, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), com o apoio do American Corner.

As comemorações também foram marcadas por três exposições que aludiram aos murais revolucionários, às alterações sociais e às emoções da revolução.

A encerrar as celebrações, a NOVA FCT convida a participar na finissage da exposição “Memórias de Abril", no próximo dia 17 de dezembro. O evento irá contar com a palestra “Os Estados Unidos e a transição para a Democracia em Portugal”, proferida por Luís Nunes Rodrigues (ISCTE), e uma visita à exposição, guiada pela curadora. Mais informações aqui.