Por Ana Casimiro,
Presidente do Departamento de Matemática da NOVA FCT
O Dia Internacional da Matemática (DIM) foi proclamado pela UNESCO na 40.ª sessão da sua Conferência Geral, em 2019, e celebrado pela primeira vez a 14 de março de 2020. A escolha desta data não é aleatória: em muitos países, o dia 14 de março já era dedicado à Matemática por representar, na convenção anglo-saxónica de datas, a constante π (3.14).
Este projeto é liderado pela União Internacional de Matemática (IMU), que anualmente define um tema para destacar as múltiplas conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento, conceitos e ideias.
O que muitos desconhecem é o contributo da NOVA FCT para a instituição deste dia internacional. No momento em que o DIM estava a ser proposto, a presidência da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) era composta por docentes do Departamento de Matemática da Escola, nomeadamente Fabio Chalub e João Araújo (Vice-Presidentes da SPM). Estes foram contactados pela IMU para iniciar a promoção deste dia junto da UNESCO, o que resultou num esforço bem-sucedido, liderado pela SPM e pelos referidos docentes. Em particular, Fabio Chalub foi um dos oito matemáticos a nível mundial escolhidos para integrar a primeira Comissão de Gestão do DIM e continua a atuar como Embaixador deste dia.
Em 2025, o tema escolhido é “Matemática, Arte e Criatividade”, sublinhando o papel da Matemática na expressão artística e no pensamento criativo. O Departamento de Matemática da NOVA FCT (DM) associa-se a esta celebração com a palestra “A Matemática de O Número”, proferida por Luís Trabucho, Professor Catedrático Jubilado do DM.
Mas por que razão devemos celebrar a Matemática?
A relevância da Matemática é inquestionável. A sua aplicação estende-se por todas as áreas do conhecimento, sendo essencial para as ciências naturais, engenharia, economia, medicina, computação e inteligência artificial. O seu impacto está presente na tecnologia que usamos diariamente, na estruturação e organização das sociedades e nas decisões económicas e políticas que moldam o mundo.
Para além do seu valor científico e prático, a Matemática também tem um papel essencial na promoção da equidade e do desenvolvimento. O ensino da Matemática potencia a inclusão social, proporcionando ferramentas para a resolução de problemas e a tomada de decisões informadas. Um dos grandes desafios do século XXI é garantir que todas as pessoas tenham acesso à educação matemática, independentemente do seu género, origem ou condição económica.
O DIM também se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A investigação matemática, tanto na sua vertente teórica como aplicada, é fundamental para enfrentar desafios globais, como as alterações climáticas, a segurança de dados, a otimização de recursos e o avanço da saúde pública.
Celebrar a Matemática é, portanto, celebrar o progresso, a criatividade e o impacto transformador que esta ciência tem no mundo moderno. É um momento de reflexão sobre como podemos continuar a expandir o conhecimento matemático e a torná-lo acessível a todos, promovendo um futuro mais inovador e inclusivo.
Março 2025