A forma como os jovens percecionam a Paleontologia pode ser moldada por vários fatores, desde o ambiente escolar até às influências familiares e sociais. Esta é a principal conclusão da dissertação de Andreia Garcia, intitulada “What factors influence young people’s attitudes towards Palaeontology? A comparative analysis in Portugal and Ireland”, que analisa as diferenças e semelhanças entre os dois países no que diz respeito ao interesse dos estudantes por esta Ciência.
O estudo centrou-se em alunos entre os 12 e os 15 anos, do 3.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e do Junior Cycle na Irlanda. Através de inquéritos e grupos de foco, a investigação revelou que atividades interativas, como visitas a museus e experiências práticas, desempenham um papel fundamental no despertar do interesse pela Paleontologia. No entanto, a perceção desta área como complexa e pouco acessível continua a ser um obstáculo, muitas vezes reforçado por representações mediáticas sensacionalistas.
A dissertação sublinha ainda a importância dos professores, dos currículos escolares e do envolvimento parental na promoção da Paleontologia. A nível institucional, iniciativas desenvolvidas pelo Departamento de Ciências da Terra da NOVA FCT, em Portugal, e pela University College Cork, na Irlanda, demonstram o impacto de abordagens inovadoras para cativar os mais jovens.
Com base nas conclusões do estudo, Andreia Garcia sugere estratégias para tornar a Paleontologia mais apelativa e acessível, incluindo o reforço da colaboração entre escolas, universidades e museus, bem como a criação de conteúdos educativos interativos que aproximem esta Ciência dos estudantes.
Conheça o estudo, aqui.
Março 2025