Um dos muitos momentos de convívio do Núcleo.
Desde 1999 que a NOVA FCT conta com o Núcleo de Estudantes Africanos. Criado para facilitar a integração dos estudantes africanos em Portugal e na NOVA FCT e apoiar os estudantes na concretização das suas ambições académicas, preservando os seus valores culturais, tem atualmente 170 membros.
“Após um período de inatividade, a direção do núcleo está empenhada em retomar as atividades de acolhimento e integração, reforçando o compromisso do Núcleo em sermos um espaço seguro e acolhedor, onde os estudantes possam sentir-se confortáveis para nos procurarem com segurança”, explica a direção.
Neste momento, a equipa está a implementar uma série de iniciativas voltadas para a integração plena dos estudantes africanos, não só no contexto académico, mas também no dia a dia. Uma dessas iniciativas é o programa "Ubuntu", cujo principal objetivo é criar um sistema de apoio entre os estudantes, em que os mais experientes orientam os recém-chegados, ajudando-os em processos como o arrendamento de habitação e oferecendo suporte académico com resumos e explicações. Além disso, o NEA organiza regularmente jantares culturais, onde são partilhados pratos e músicas tradicionais africanas, tardes de convívio com jogos e lanches.
Entre os projetos de futuro estão tertúlias sobre temas relevantes relacionados com o continente africano e suas diásporas.
Siga o núcleo aqui.
Janeiro 2025