Por Teresa Santos Silva, Subdiretora Adjunta para a Inovação Pedagógica
Na NOVA FCT, a transformação e inovação curricular não são apenas palavras de ordem; são compromissos concretos que assumimos com a nossa comunidade académica e com a sociedade em geral. Este é um percurso marcado pela cocriação, que envolve estudantes, docentes, staff e profissionais de diferentes sectores na busca por soluções inovadoras e relevantes para os desafios do futuro.
Este ano, intensificámos os esforços para repensar as Unidades Curriculares (UCs) do período intercalar, ouvindo ativamente as expectativas e necessidades dos estudantes através de focus groups e entrevistas. Este processo foi essencial para alinhar as ofertas curriculares aos desejos dos estudantes e às exigências do mercado, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada com o mundo real.
Um dos pilares desta abordagem é o conceito de Power Skills, competências transversais para o futuro. Estas competências não são apenas técnicas, mas também comportamentais e humanas, incluindo a capacidade de aprender a aprender, trabalhar em equipa, liderar com ética, e integrar soluções tecnológicas e sustentáveis nos desafios do dia a dia.
Para além disso, abraçámos um esforço deliberado para nos inspirarmos no que é feito fora dos muros da Universidade, criando sinergias com o exterior. Esta abordagem abre portas para colaborações que enriquecem a experiência académica e ampliam as oportunidades de crescimento pessoal e profissional dos nossos estudantes.
Ensino Experimental e Holístico: Aprender a Saber, Fazer e Ser
O Perfil Curricular da NOVA FCT reflete um compromisso com uma formação académica que vai além do ensino tradicional. A nossa visão holística combina o desenvolvimento do conhecimento técnico com a aprendizagem prática e o crescimento pessoal. Pretendemos que os nossos estudantes não apenas dominem conceitos e técnicas, mas também aprendam a aplicá-los de maneira criativa e a evoluir como indivíduos preparados para um mundo em constante evolução.
A 13.ª edição do Perfil Curricular, que integra o período intercalar, traz novidades significativas. Entre elas, destaca-se a incorporação de módulos e atividades que promovem o pensamento crítico, a inovação com impacto e a gestão de carreira. A parceria com profissionais de renome de diferentes áreas possibilita aos estudantes explorar as mais recentes tendências e ferramentas para o sucesso no mercado de trabalho.
Uma Jornada de Cocriação e Inspiração
Este processo de revisão e aprimoramento curricular é o reflexo de um trabalho coletivo, fruto da colaboração entre toda a comunidade da NOVA FCT, e do diálogo aberto com o mundo exterior.
É com grande orgulho que reafirmamos o nosso compromisso de oferecer uma formação de excelência, que prepara os estudantes para enfrentar os desafios do futuro com confiança, criatividade e competência. O nosso objetivo é formar não apenas profissionais, mas também cidadãos conscientes e agentes de mudança positiva.
Que este seja mais um período intercalar de inspiração, crescimento e inovação para todos os que fazem parte desta jornada académica tão especial.
Janeiro 2025