Notícias

Notícias

Professores do Ano

A atribuição dos FCT Awards constitui um dos momentos altos na vida da NOVA FCT. O prémio, atribuído pela AEFCT, visa distinguir os docentes que, de alguma forma, ao longo do ano letivo, se tornaram uma referência para os seus estudantes - seja pelo empenho na promoção de um ensino de qualidade, pela capacidade de proporcionar uma experiência de ensino diferenciador e intelectualmente desafiadora.

Mas, o que cada um dos vencedores considera necessário para se ser um ser um/a docente de referência?

 

Amandine Pires

Catarina Villamariz

Departamento de Conservação e Restauro

É doutorada em História da Arte. Gosta de ler, viajar, ir a concertos “de vários géneros e em diferentes ambientes”. Entre os vários aspetos que poderiam ser referidos, Catarina Villamariz, docente há 22 anos, destaca a “dedicação” como caraterística fundamental na carreira bom docente.

Bárbara Bravo

Carla Marchão

Departamento de Engenharia Civil

Doutorada em Engenharia Civil e Professora há 24 anos, considera “fundamental ter a capacidade de transmitir o conhecimento de forma clara, acessível e motivadora, bem como de adaptar as aulas às necessidades dos alunos. Outro fator importante é dar sempre exemplos de aplicações práticas e nunca descurar a relação teoria / realidade”. A leitura e as viagens ocupam os seus tempos livres. 

Cristina Rodrigues

Carlos Salgueiro

Departamento de Química

Doutorou-se em Bioquímica, com especialização em Biofísica e a sua carreira de docente inicia-se em 1998. Da sua experiência, refere que, "para além se ser um profundo conhecedor das matérias", um professor de referência é aquele que "considera a lecionação como a primeira prioridade das funções académicas". O professor destaca ainda "a interação mais diretamente com os alunos do que como os materiais audiovisuais, respeitar e fazer-se respeitar, demostrando sempre disponibilidade e abertura para responder às solicitações dos alunos”. Nos tempos livres, dedica-se ao colecionismo. 

Débora Santiago

Gracinda Guerreiro

Departamento de Matemática

Com doutoramento em Matemática e especialização em Estatística, começou a sua carreira de professora em 1998, na NOVA FCT. Para a docente, "o conhecimento profundo e atualizado das matérias lecionadas, a par com a clareza e organização na exposição das matérias e produção de materiais" são fundamentais para se ser um bom professor. A empatia, a disponibilidade, o interesse, a exigência e o rigor são ainda fatores importantes na comunicação docente/aluno, acrescenta. “Contribuir para a formação de profissionais competentes, motivados, exigentes e com forte sentido crítico. É o que tento fazer todos os dias”, afirma. Nos seus tempos livres, dedica-se ao desenho e à fotografia. 

Gabriela Lipscomb

Jaime Mota

Departamento de Ciências da Vida
 

É doutorado em Biologia e Professor há 12 anos. Considera difícil responder à questão, pois “não me vejo como docente de referência e neste caso será um docente apreciado pelos estudantes. Mas o que tenho tentado fazer ao longo dos anos é ser o mais claro, organizado e sincero possível na disponibilização e transmissão da informação, incluindo conteúdos e metodologia de avaliação, estar atento e disponível para todos os alunos e ser rigoroso e justo nas avaliações”, esclarece. Gosta de Cinema, “infelizmente com pouca disponibilidade para frequentar a cinemateca com regularidade, de música dita alternativa e de tudo o que diga respeito ao Sporting Clube de Portugal”. 

João Pedro Oliveira

Departamento de Ciência dos Materiais
 

Tem doutoramento em Ciência dos Materiais e exerce a atividade docente há 8 anos. Destaca a “empatia com os alunos e saber se eles estão ou não a perceber o que lhes está a ser transmitido” como caraterísticas que fazem parte de um professor de referência. Como hobbie, gosta de correr, “muito e de manhã cedo”, como destaca.

João Pedro Frias

João Pedro Oliveira

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Professor há 21 anos na NOVA FCT, diz parecer que foi ontem que começou. “Cada dia é uma nova oportunidade para aprender e partilhar conhecimento, e é muito gratificante acompanhar o progresso e sucesso dos nossos estudantes”, afirma. O docente acrescenta que é fundamental “ter uma vontade quase compulsiva de partilhar e transmitir o entusiasmo (diria mesmo a paixão) pela área em que nos inserimos, mantendo intacto o nosso espírito de estudante. O estreito relacionamento e a proximidade com os estudantes são ferramentas essenciais para adaptar e evoluir a forma e o conteúdo do que se pretende partilhar, reforçando conceitos como flexibilidade e adaptabilidade. É mesmo importante criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, onde os estudantes se sintam motivados a explorar o conhecimento e as competências que se pretendem transmitir.”

Para relaxar, o professor escolhe a música, em particular a de Stravinsky, compositor preferido, e revela ainda que é um apaixonado pela comunicação via rádio.

Maria Manuel Bandeira

Joaquim Simão

Departamento de Ciências da Terra
 

É doutorado em Geologia e já conta com 32 anos de carreira docente. “Ser motivador, proporcionar um bom relacionamento interpessoal professor/aluno, estar bem preparado, ser justo e rigoroso pedagogicamente” são fundamentais para este docente. Entre os seus hobbies, destaca o Birdwatching (observação de aves), a fotografia de natureza e as viagens.

Sandra Cristina Ferro

Kevin Gallagher

Departamento de Informática
 

É doutorado em Engenharia e Ciências da Computação e destaca que a “empatia é o mais importante para ser um bom professor. Devemo-nos lembrar que a vida do aluno não é fácil, devem ser tratados como adultos, com histórias de vida por vezes, complexas”. Os seus interesses pessoais dividem-se entre cantar, jogar Dungeons and Dragons, e ler. Começou a dar aulas em 2019, ainda enquanto aluno de doutoramento.

Sandra Cristina Ferro

Mauro Guerra 

Departamento de Física
 

Doutorado em Física Atómica, começou por dar explicações de Física e Matemática, em 1998. No início do doutoramento, em 2008, começou a lecionar. “Gostar de dar aulas é o mais importante, sem qualquer dúvida. Depois disso, é a preocupação do docente em saber se os alunos estão realmente a aprender, implicando mudar pontualmente o método de ensino de modo a que a mensagem chegue aos estudantes. As sessões de dúvidas e a abertura do docente para responder a tudo (mesmo coisas que não tenham muito a ver com a matéria da disciplina), cria uma ligação intelectual entre o aluno e o professor que é muito compensadora para ambos. A meu ver, esta ligação é extremamente importante, embora consuma muitos recursos da parte do docente que por vezes está várias horas por semana a conversar e tirar dúvidas aos alunos”. Nos tempos livres gosta de fazer escalada desportiva e faz parte da banda "The Igniters".

Sandra Cristina Ferro

Neusa Figueiredo 

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Doutorada em Farmácia (Toxicologia), começou a dar aulas na NOVA FCT 2021. Considera-se uma“aprendiz” que teve Professores extraordinários, que fizeram uma grande diferença na sua vida, “pela disponibilidade, paciência, e generosidade”. “Sei que um professor pode fazer a diferença na vida de um aluno e é com esta responsabilidade que encaro cada aula”, esclarece. “Além desta responsabilidade, também gosto muito do que faço e tenho tido bons alunos e colegas de trabalho. Tem sido uma boa simbiose. Do que percebo através dos meus alunos, os estudantes ainda procuram num docente a disponibilidade, a paciência e a generosidade para os acompanhar nesta jornada.  Só posso agradeço aos meus alunos, que são deveras generosos”, termina. A docente reparte o tempo com os seus três filhos, a investigação, o voluntariado e quando tem uma oportunidade vai nadar ou caminhar junto ao mar.  

 

Sandra Cristina Ferro

Telmo Santos

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

É doutorado em Engenharia Mecânica e professor há quase 15 anos. Para ser um professor de referência considera que é preciso “saber profundamente o que ensina; gostar de ensinar o que sabe; entrar em cada aula como se fosse a primeira, a única e a última”. Nos tempos livres, gosta de praticar BTT/ciclismo; ler (em particular teologia), criar e ilustrar cronologias, desmontar coisas. 

 

 

 

Junho 2024