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Teses que inspiram mudança: Relação dos estudantes do secundário com a Paleontologia

Este mês, destacamos a tese de Andreia Garcia, intitulada "What factors influence young people’s attitudes towards Palaeontology? A comparative analysis in Portugal and Ireland". Mestre em Paleontologia pela NOVA FCT, Andreia dedicou-se a entender a relação dos jovens com a Paleontologia e a explorar formas de desmistificar esta ciência para os estudantes do secundário. 

A estudante escolheu a formação na NOVA FCT por ser única e especializada em Paleontologia. A grande vantagem, afirma, foi ingressar numa instituição que oferece uma abordagem interdisciplinar e uma formação sólida e atualizada. A Paleontologia, sempre foi a sua paixão, e Andreia acredita que o estudo do passado da vida na Terra e dos seus ecossistemas é fundamental não apenas para conectar o passado ao presente, mas também para compreender a evolução da vida e os impactos das mudanças ambientais. 

Para Andreia, esta área tem um papel crucial na educação, promovendo a conscientização sobre a importância da biodiversidade e inspirando futuras gerações a valorizar e proteger o nosso património natural. A sua investigação reflete esse compromisso com a educação e a sensibilização ambiental, elementos essenciais para um futuro mais consciente e sustentável. 

Aqui fica a sua descrição do trabalho:

"A minha dissertação focou-se num estudo abrangente sobre a Paleontologia e o interesse dos jovens por esta Ciência. O estudo oferece uma análise dos fatores que influenciam as atitudes e perceções dos alunos em Portugal e na Républica da Irlanda, com especial atenção ao impacto de contextos educativos, familiares e sociais.

Ao concentrar-me especificamente em estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal e do Junior Cycle na Irlanda, compreendendo idades entre os 12 e os 15 anos, a investigação focou-se num grupo que desempenha um papel crucial na preservação e futura disseminação do conhecimento científico, mas que frequentemente enfrenta barreiras na compreensão e valorização da Paleontologia.

A dissertação inclui uma análise de resultados adquiridos através de inquéritos em papel e de grupos de foco que permitiram a colheita de dados quantitativos e qualitativos.

Os resultados revelaram que recursos interativos, como atividades práticas em laboratório, visitas dinâmicas a museus e materiais digitais, têm um papel significativo no despertar do interesse dos jovens pela Paleontologia. Contudo, identificaram também obstáculos importantes, como a perceção de que a Paleontologia é uma Ciência complexa e pouco acessível, muitas vezes influenciada por representações mediáticas e sensacionalistas. Além disso, destacaram a importância de professores, currículos e até do envolvimento parental na promoção de um interesse mais profundo nesta área.

Estas conclusões reforçam a necessidade de iniciativas mais robustas, como aquelas desenvolvidas pelo Departamento de Ciências da Terra da NOVA FCT em Portugal e pela University College Cork na Irlanda, para transformar a Paleontologia numa área mais apelativa e acessível.

Com base nas conclusões da investigação, são destacadas de forma geral recomendações práticas para abordar os desafios identificados e para promover uma maior valorização da Paleontologia entre os jovens. Estas recomendações incluem a implementação de programas educativos interativos, o reforço da colaboração entre escolas, universidades e museus, e a criação de conteúdos que desmistifiquem esta Ciência, enfatizando a sua relevância não só para a compreensão do passado, mas também para o desenvolvimento de competências críticas e científicas fundamentais no presente e no futuro."

 

 

Partilha também a tua tese connosco, enviando um email para comunicacao@fct.unl.pt, com um sumário breve (2500 caracteres), onde descreves os pontos fortes do teu trabalho, acrescenta o teu email, número de aluno e a tua classificação.

Janeiro 2025