Faculdade

Matrizes nas AE de Matemática do Ensino Secundário

A Ação de Formação ‘Curso ProfNova - Matrizes’, constitui uma oportunidade de discutir perspetivas e estratégias de ensino num plano teórico e de debate, bem como, aprofundar conhecimentos sobre diferentes áreas da Matemática e Educação Matemática e discutindo a prática pedagógica e didática na docência, com base nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, homologadas em janeiro de 2023.

Com as alterações curriculares recentes, é importante para os professores aprofundarem os seus conhecimentos numa área da matemática, nomeadamente em Matrizes, uma vez que este é um conteúdo novo a lecionar no ensino secundário. Desta forma, esta ação permite aos docentes recordarem ou aprenderem alguns conceitos de matemática, mas simultaneamente refletir sobre estratégias didáticas e pedagógicas para o ensino dos alunos.

 

SOBRE O CURSO:

Data de realização: Ano letivo 2025/26
Prazo candidatura: A definir
Duração do curso: 25 horas (13 horas síncronas e 12 assíncronas)
Formato: online
Preço: 65 €
Registo de Acreditação: Em processo de acreditação
A ação abre com um mínimo de 20 formandos

As inscrições estarão brevemente disponíveis

CONTACTOS

Email da comissão organizadora:
dm.profnova@fct.unl.pt
Telefone: +351 212 948 388
Professor responsável: Fátima Rodrigues
Email: mfsr@fct.unl.pt

 

 

Destinatários:

Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo de recrutamento 500).

 

Conteúdos:

  • Operações com matrizes
  • Método de Gauss-Jordan
  • Matrizes e grafos
  • Matrizes e suas aplicações
  • Construção autónoma e em contexto educativo de materiais didáticos
  • Apresentação, discussão / reflexão e avaliação dos materiais elaborados pelos formandos

 

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre diversas áreas da Matemática, em particular no âmbito das Matrizes, tendo por objetivo o desenvolvimento de atividades adequadas aos conhecimentos dos alunos, que podem ser aplicadas em aula;
  • Fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, tendo em vista a realização de projetos comuns, no âmbito da flexibilidade curricular;
  • Debater no plano teórico aspetos relacionados com a didática da matemática;
  • Envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho;
  • Sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios e tecnologias usados como suporte e dinamização dos processos de ensino;
  • Explorar e aplicar ferramentas tecnológicas no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática;
  • Valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas.

 

Avaliação

A avaliação vai incidir sobre os seguintes elementos:

  • Qualidade da participação no contexto dos objetivos/efeitos a produzir (30%);
  • Relatório individual contendo uma reflexão crítica (20%);
  • Qualidade do trabalho autónomo e do trabalho individual (40%).

 

Corpo Docente:

Fátima Rodrigues
NOVA FCT

Fátima Rodrigues é professora associada no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT. A sua investigação desenvolve-se nas áreas de Álgebra e de Combinatória e a sua lecionação nas áreas de Álgebra Linear, Álgebra e Introdução à Lógica e Matemática Discreta. Tem ministrado cursos de formação para professores dos ensinos básico e secundário pelo Centro de Formação da NOVA FCT, da SPM e da Casa das Ciências.
Tem desenvolvido atividades de divulgação no Departamento de Matemática para todos os tipos de público, das quais de destacam o ClubeMath (para alunos do 2º ciclo ao ensino secundário), o projeto internacional MiMa (para alunos do 1º ciclo) e a exposição MATER (disponível para requisição por escolas básicas e secundárias). Foi subdiretora para a Divulgação de Ciência e Tecnologia da NOVA FCT, entre 2019 e 2022.

Cecília Perdigão
NOVA FCT

Cecília Perdigão é licenciada em Matemática- Ramo Educacional em 1985-1986 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi professora do ensino básico e secundário durante três anos tendo-se efetivado na Escola Secundária da Amadora em 1987-1988.
É docente da NOVA FCT desde 1988-1989 até ao presente tendo sido regente por diversos anos da disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Doutorou-se em Matemática área de Álgebra pela NOVA FCT em 2002. Fez diversas formações para Professores do Ensino Secundário através da SPM, Casa das Ciências e NOVA FCT e é co-autora, juntamente com Isabel Cabral e Carlos Saiago, do livro editado pela Escolar Editora, Álgebra Linear.

Manuel Messias Jesus
NOVA FCT

Manuel Messias Rocha de Jesus é doutorado em Matemática, na especialidade de Álgebra, Lógica e Fundamentos, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2006 é Professor Auxiliar no Departamento de Matemática da Nova FCT. A sua área de investigação é a teoria de semigrupos e tem vários artigos publicados, em colaboração com outros investigadores, em revistas internacionais da especialidade. Simultaneamente, é um apaixonado pelos Fundamentos da Matemática.