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Primitivas e Integrais nas AE de Matemática do Ensino Secundário

A Ação de Formação “Curso ProfNova - Primitivas e Integrais nas AE de Matemática do Ensino Secundário”, constitui uma oportunidade de discutir perspetivas e estratégias de ensino num plano teórico e de debate, bem como, aprofundar conhecimentos sobre diferentes áreas da Matemática e Educação Matemática e discutir a prática pedagógica e didática na docência, com base nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, homologadasem janeiro de 2023.

Com as alterações curriculares recentes, é importante para os professores aprofundarem os seus conhecimentos numa área da Matemática, nomeadamente em Primitivas e Integrais, uma vez que este é um conteúdo novo a lecionar no ensino secundário. Desta forma, esta ação permite aos docentes recordarem ou aprenderem alguns conceitos de Matemática, mas simultaneamente refletir sobre estratégias didáticas e pedagógicas para o ensino dos alunos.

 

SOBRE O CURSO:

Data de realização: Ano letivo 2025/26
Prazo candidatura: A definir
Duração do curso: 25 horas (13 horas síncronas e 12 assíncronas)
Formato: online
Preço: 65 €
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-133867/25
A ação abre com um mínimo de 20 formandos

As inscrições estarão brevemente disponíveis

CONTACTOS

Email da comissão organizadora:
dm.profnova@fct.unl.pt
Telefone: +351 212 948 388
Professor responsável: Maria do Céu Soares
Email: mcs@fct.unl.pt

 

 

Destinatários:

Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo de recrutamento 500).

 

Conteúdos:

  • Definição de primitiva e primeiras propriedades
  • Definição de integral definido e interpretação geométrica
  • Teoremas fundamentais sobre integração (Teorema Fundamental do Cálculo Integral, Formula de Barrow)
  • Aplicações dos integrais: cálculo de áreas e resolução de problemas de valor inicial simples
  • Aplicações em Python
  • Construção autónoma e em contexto educativo de materiais didáticos
  • Apresentação, discussão / reflexão e avaliação dos materiais elaborados pelos formandos

 

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre diversas áreas da Matemática, em particular no âmbito do cálculo de primitivas, Integrais e suas aplicações, tendo por objetivo o desenvolvimento de atividades adequadas aos conhecimentos dos alunos, que podem ser aplicadas em aula;
  • Fomentar a interdisciplinaridade entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, tendo em vista a realização de projetos comuns, no âmbito da flexibilidade curricular;
  • Debater no plano teórico aspetos relacionados com a didática destes conteúdos de matemática;
  • Envolver os professores participantes na definição de procedimentos de ação e na produção de materiais de intervenção adequados aos seus diferentes contextos de trabalho;
  • Sensibilizar para a necessidade constante de uma atualização dos meios e tecnologias usados como suporte e dinamização dos processos de ensino;
  • Valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos, técnicas e tecnologias alternativas.

 

Avaliação

A avaliação vai incidir sobre os seguintes elementos:

  • Qualidade da participação no contexto dos objetivos/efeitos a produzir (30%);
  • Relatório individual contendo uma reflexão crítica (20%);
  • Qualidade do trabalho autónomo e do trabalho individual (40%).

 

Corpo Docente:

Maria do Céu Soares
NOVA FCT

Maria do Céu Soares é Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Matemática, na especialidade de Equações Diferenciais, pela Universidade Nova de Lisboa. É docente do Departamento de Matemática da NOVA FCT desde 1993, sendo atualmente coordenadora do Mestrado em Ensino da Matemática.