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Resolução de problemas nas AE de Matemática do Ensino Básico e do Ensino Secundário

A Ação de Formação ‘Curso ProfNova – Resolução de Problemas nas AE de Matemática do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário’, constitui uma oportunidade de discutir perspetivas e estratégias de ensino num plano teórico e de debate, bem como, aprofundar conhecimentos sobre diferentes áreas da Matemática e Educação Matemática e discutindo a prática pedagógica e didática na docência, com base nas Aprendizagens Essenciais de Matemática para o Ensino Secundário, homologadas em janeiro de 2023.

Com as alterações curriculares recentes, é importante para os professores aprofundarem os seus conhecimentos numa área da matemática, nomeadamente em Resolução de Problemas, uma vez que esta metodologia é recomendada no ensino secundário. Desta forma, esta ação permite aos docentes recordarem ou aprenderem alguns conceitos de matemática, mas simultaneamente refletir sobre estratégias didáticas e pedagógicas para o ensino dos alunos.

 

SOBRE O CURSO:

Data de realização: Ano letivo 2025/26
Prazo candidatura: Até 30 de abril de 2025
(ou preenchimento do número de vagas)
Duração do curso: 25 horas (13 horas síncronas e 12 assíncronas)
Formato: online
Preço: 65 €
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-133870/25
A ação abre com um mínimo de 20 formandos

CONTACTOS

Email da comissão organizadora:
dm.profnova@fct.unl.pt
Telefone: +351 212 948 388
Professor responsável: Paulo Doutor
Email: pjd@fct.unl.pt

 

 

Destinatários:

Professores de Matemática do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupo de recrutamento 500).

 

Conteúdos:

  • Resolução de problemas em aula (10h síncronas)
    • Resolução de problemas por parte dos formandos, que podem ser utilizados em sala de aula com os respetivos alunos, com e sem recurso a ferramentas computacionais, nomeadamente:
    • Problemas recreativos
    • Problemas de geometria
    • Problemas de natureza computacional
    • Problemas de Competições Matemáticas

(Como ferramentas computacionais utilizaremos Geogebra, Python e ChatGPT)

 

  • Importância da Resolução de problemas na aprendizagem da matemática (6h assíncronas)
    • Análise da relevância da Resolução de Problemas nas AE
    • Revisão de literatura em educação matemática relacionada com a Resolução de Problemas
    • Criação de materiais pedagógicos com a intencionalidade de validação da importância da Resolução de Problemas em contexto da aprendizagem da matemática

 

  • Construção e aplicação em contexto educativo de materiais didáticos. Apresentação, discussão e avaliação dos materiais elaborados pelos formandos e respetivas conclusões (3h síncronas + 6h assíncronas)

 

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos sobre diversas áreas da Matemática, em particular no âmbito da Resolução de Problemas, tendo por objetivo o desenvolvimento de atividades adequadas aos conhecimentos dos alunos, que podem ser aplicadas em aula;
  • Debater no plano teórico aspetos relacionados com a didática da matemática;
  • Fomentar a troca de experiências, de conhecimentos e de ideias;
  • Envolver os professores participantes na produção de materiais pedagógicos adequados;
  • Explorar e aplicar ferramentas tecnológicas no contexto do ensino e aprendizagem da Matemática, sensibilizando para as potencialidades da utilização das mais recentes tecnologias;
  • Valorizar a criatividade, a autonomia e a pesquisa contínua de recursos.

 

Avaliação

A avaliação vai incidir sobre os seguintes elementos:

  • Qualidade da participação no contexto dos objetivos/efeitos a produzir - participação síncrona e assíncrona nos fóruns (25%);
  • Relatório individual contendo uma reflexão crítica (25%);
  • Descrição dos materiais pedagógicos desenvolvidos e dos resultados da sua aplicação (50%).

 

Corpo Docente:

Paulo Doutor
NOVA FCT

Paulo Doutor é professor auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT. Leciona habitualmente disciplinas da área do Cálculo a uma ou mais variáveis. A sua investigação incide no estudo de modelos de propagação de doenças contagiosas, nomeadamente na influência da reação dos indivíduos ao conhecimento a que têm acesso. Tem estado envolvido nas atividades de divulgação da NOVA FCT para o público em geral, particularmente com estudantes e professores do ensino secundário.

Manuel Silva
NOVA FCT

Manuel Silva é professor auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas de Combinatória assintótica e Teoria dos Números. Leciona disciplinas de Cálculo para alunos dos cursos de Engenharia, de Teoria dos Números para estudantes da Licenciatura em Matemática, e de Geometria no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática. Tem particular interesse pela divulgação matemática e pela formação de professores, realizando ações de formação nas áreas da Geometria e da Resolução de Problemas. Foi também dinamizador de uma escola destinada a alunos pré-universitários, vocacionada para a resolução de problemas em competições matemáticas.