Formação Acreditada para Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Grupo de recrutamento 500)
A iniciativa Encontro de Professores ProfNova, organizada pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), propõe uma formação acreditada com a duração total de 25 horas, reconhecida pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Esta iniciativa oferece aos professores a oportunidade de desenvolver competências na aplicação da matemática com recurso a ferramentas de inteligência artificial, na integração da tecnologia no ensino e na implementação das novas Aprendizagens Essenciais (AE) no ensino secundário.
A VII edição deste curso realiza-se em regime híbrido, com sessões presenciais nos dias 4, 5 e 6 de setembro, nas instalações da NOVA FCT, e sessões online nos dias 27 de setembro e 25 de outubro. A formação será distribuída por três momentos distintos: uma sessão presencial de três dias e duas sessões online síncronas, por videoconferência — a primeira com a duração de 4 horas e a segunda com 3 horas e 30 minutos. Tal como em edições anteriores, o programa incluirá sessões teóricas e práticas, sessões plenárias, painéis de discussão e apresentações de projetos, proporcionando uma abordagem diversificada e enriquecedora.
Para além do percurso formativo, esta iniciativa constitui também um convite aos professores para conhecerem a NOVA FCT, o seu campus, a sua oferta formativa, as saídas profissionais associadas e as atividades desenvolvidas no Departamento de Matemática.
3 sessões:
N° de horas de formação acreditadas: 25h
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133630/25
Inscrições até: 30 de junho de 2025
CONTACTOS
Email da comissão organizadora:
dm.profnova@fct.unl.pt
Telefone: +351 212 948 388
Para formalizar a sua inscrição no Encontro ProfNova 2025, clique:
Data limite para inscrição: 24 de junho de 2025
(Nota importante)
Inscrições limitadas ao número de vagas, pelo que a seleção será feita por ordem de inscrição. A aceitação ou a não aceitação da inscrição, e a indicação do curso a frequentar será comunicada por correio eletrónico, até ao dia 30 de junho de 2025.
Custo de Inscrição
Qualquer um dos valores inclui o Curso de Formação, material de formação e coffee breaks dos dias 4 a 6 setembro.
O almoço convívio de 6 de setembro (num restaurante a definir) terá um custo adicional de 30 euros.
O pagamento será feito por transferência bancária para:
NOVA ID FCT ASSOC INOVACAO DESENVOL FCT (PT50 0033 0000 4545 1886 7450 5)
(O pagamento da inscrição deverá ser efetuado após a aceitação da mesma, num prazo de 3 dias úteis, seguido do envio de comprovativo de transferência para dm.profnova@fct.unl.pt e para congressos@novaidfct.pt)
Como se calcula a idade de uma estrela?
04.09.2025 - Presencial
Com Ana Luísa Custódio
Nesta palestra discute-se a importância da Matemática na resolução deste e de muitos outros problemas, onde a palavra-chave é: Otimizar. Recordando conhecimentos sobre derivadas, conceito muito útil em Otimização, ir-se-á também abordar situações em que as derivadas não podem ser utilizadas, sendo necessárias alternativas ao seu uso.
Ana Luísa Custódio
NOVA FCT
Ana Luísa Custódio é Professora Associada no Departamento de Matemática da NOVA FCT e investigadora do Centro de Matemática e Aplicações (NOVA Math), integrada no grupo de Investigação Operacional. É doutorada em Matemática pela NOVA FCT, mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST e licenciada em Matemática também pela NOVA FCT.
A sua principal área de investigação é a Otimização Não Linear, com foco em Otimização Sem Derivadas. Interessa-se ainda por temas relacionados com Otimização Multiobjetivo e com Otimização Global. É coautora de diversos códigos computacionais de última geração, como subproduto da investigação realizada. Fez parte da Direção da Associação Portuguesa de Investigação Operacional e do Centro Internacional de Matemática. Presentemente, é Diretora do NOVA Math e Editora Associada do Journal of Optimization Theory and Applications e da revista Optimization Methods and Software.
Generative AI in Education
05.09.2025 - Presencial
Com Paulo Carrasco
Esta palestra explora o papel da Inteligência Artificial Generativa, com foco no seu impacto na docência, investigação e produtividade académica. Serão apresentados e demonstrados diferentes modelos e ferramentas de IA, como ChatGPT, Perplexity, SciSpace, Elicit e NotebookLM, ilustrando a sua aplicabilidade em contextos educativos. Adicionalmente, serão discutidas questões éticas essenciais, incluindo plágio, originalidade e o uso responsável da IA. Através da análise de casos práticos, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as melhores práticas para a integração da IA no ensino, garantindo a integridade académica.
Paulo Carrasco
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
Paulo Carrasco é doutorado em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, mestre em Matemática Aplicada à Economia e Gestão, e licenciado em Gestão, todos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa. Atualmente, é Professor Coordenador na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e Investigador Integrado no Citur – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo. Desde 1992, Paulo tem estado envolvido no ensino de cursos de licenciatura e mestrado, com foco em inteligência artificial, otimização e sistemas de apoio à decisão. Participou ativamente em projetos aplicados que utilizam métodos quantitativos na gestão e no turismo. Supervisionou diversos estudantes de mestrado e doutoramento. Paulo tem publicações em revistas indexadas e capítulos de livros. Os seus interesses de investigação atuais incluem a aplicação de inteligência artificial à gestão e à educação.
PPIP2 do AE de Alcanena: Transformação Educativa e o Impacto da Disciplina Literacias
27.09.2025 - Videoconferência
Com Ana Cláudia Cohen
O Projeto de Inovação Pedagógica do Ensino Secundário (PPIP2) do Agrupamento de Escolas de Alcanena propõe uma abordagem inovadora ao ensino e à aprendizagem, centrada na integração curricular, no desenvolvimento de competências transversais e na integração de metodologias ativas. O projeto visa promover o sucesso escolar e a inclusão, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
Uma das grandes inovações do PPIP2 é a introdução das disciplinas Literacia que no Ae de Alcanena designada de Sociomática. Esta nova disciplina foca-se no desenvolvimento de competências essenciais, como a literacia dos dados, financeira, digital, mediática e política, bem como no pensamento crítico e na comunicação eficaz, reforçando a capacidade analítica e a tomada de decisões fundamentadas e consequentemente, capacitando os alunos para uma participação mais informada e ativa na sociedade.
Trata-se de um compromisso do PPIP2 em proporcionar um ensino mais dinâmico, interdisciplinar e alinhado com as necessidades do mundo contemporâneo, incentivando a autonomia, a criatividade e a resolução de problemas.
O PPIP2 constitui-se enquanto compromisso em proporcionar uma educação de qualidade mais adaptada às necessidades dos alunos, incentivando a criatividade, a resolução de problemas e a autonomia, preparando-os para os desafios do futuro académico e profissional.
Ana Cláudia Cohen
Agrupamento de Escolas de Alcanena
Ana Cláudia Cohen é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Mestre em Ciências da Educação. Tem uma especialização em Administração Escolar e uma em Gestão e Animação de Centros de Recursos Educativos. É Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Vice-presidente do Conselho das Escolas, Membro da Direção Associação de Escolas Happy@Schools Portugal. É também autora de livros sobre a Avaliação de Desempenho Docente e a Autonomia e Flexibilidade Curricular.
O seu agrupamento pertence às redes: i) Education 2030 da OCDE desde 2018, ii) Transforming Education da Unesco/ ONU desde 2022, iii) Schools+, iv) Infinity e foi a 1º escola europeia a ser galardoada com o "profitient STEM School Label" da EuropeanSchoolnet.
Modelação Computacional e Aprendizagem da Matemática: Uma Visão Interdisciplinar
25.10.2025 - Videoconferência
Com Vítor Teodoro
A modelação computacional tem um enorme potencial para tornar a aprendizagem da Matemática mais intuitiva e aplicada. Esta palestra explora aspectos elementares da modelação computacional e das equações diferenciais, demonstrando como podem ser introduzidos de forma acessível aos alunos através de ferramentas interativas, com destaque para o Modellus (https://zenodo.org/communities/modellus) e para programação em Python e folha de cálculo.
Serão abordados conceitos fundamentais de modelação matemática, incluindo o uso de funções e equações diferenciais simples para descrever fenómenos do quotidiano, como o crescimento populacional, a propagação de doenças ou o movimento de objetos. Além disso, serão explorados métodos numéricos básicos, como o método de Euler, para mostrar como é possível resolver equações diferenciais de forma aproximada sem necessidade de cálculos avançados.
Vítor Teodoro
NOVA FCT
Vítor Duarte Teodoro é especialista em educação em ciências, com mais de 40 anos de experiência no ensino da Física, Matemática e Ciências da Computação, bem como na formação de professores a nível nacional e internacional. Doutorado em Educação (Teoria Curricular e Educação em Ciências) pela Universidade Nova de Lisboa, coordenou programas de formação de professores e desenvolveu investigação em modelação matemática e tecnologia educativa. Autor de software educacional, publicado em Portugal, nos EUA e em diversos outros países, publicou numerosos manuais escolares e artigos científicos. Foi consultor para reformas educacionais, desenho de laboratórios escolares e recursos digitais, colaborando com instituições governamentais e internacionais. Além da sua experiência no ensino superior e secundário, teve um papel ativo em redes profissionais e projetos interdisciplinares na Europa e América Latina.
Partilha de Experiências
Com Elsa Gomes, Paula Teixeira e Sandra Afonso
Moderação por Maria do Céu Soares
Nesta mesa redonda pretende-se partilhar a experiência da implementação nas novas Aprendizagens essenciais do Ensino Secundário. Para tal, convidámos professoras das turmas piloto, com relatos da experiência na Matemática A, Matemática B e Cursos Profissionais.
Experiências a partilha:
Elsa Gomes
Matemática nos Cursos Profissionais: Desafios, Estratégias e o Papel da Tecnologia
A implementação das novas Aprendizagens Essenciais de Matemática nos Cursos Profissionais trouxe desafios, mas também oportunidades para repensar práticas pedagógicas e estratégias de ensino. Como tornar a matemática mais significativa para os alunos destes cursos? De que forma a tecnologia pode ser utilizada para ultrapassar dificuldades e promover uma aprendizagem mais envolvente e eficaz?
Nesta partilha, apresentamos a experiência vivida com uma turma piloto, refletindo sobre as adaptações metodológicas necessárias para ajustar o ensino da matemática com a realidade profissional dos alunos. Partilharemos as dificuldades encontradas, as estratégias adotadas para fomentar o interesse e a participação ativa dos estudantes, bem como, o papel fundamental da tecnologia neste processo.
Num mundo em constante transformação, onde a resolução de problemas exige criatividade, pensamento crítico e domínio de ferramentas digitais, a matemática nos cursos profissionais deve preparar os alunos para os desafios do futuro.
Elsa Gomes
Escola Secundária de Paços de Ferreira
Elsa Maria Cardoso Gomes é licenciada em Matemática, Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Concluiu o primeiro ano do Mestrado em Deteção Remota, na FCUP. É docente da Escola Secundária de Paços de Ferreira e professora de uma turma piloto das AEM para os Cursos Profissionais. Coautora das coletâneas de tarefas das turmas piloto.
Paula Teixeira
Trabalho Projeto uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos
As Aprendizagens Essenciais do Programa do Ensino Secundário de Matemática A, preconizam o trabalho de projeto como uma via de trabalho promissora que não deve ser ignorada. A sua integração em sala de aula para o desenvolvimento e acompanhamento do trabalho dos alunos, incluindo a escrita do respetivo relatório deve estar contemplada na planificação anual, a par dos outros conteúdos. Na minha intervenção irei partilhar os enunciados e algumas produções da minha turma no que se refere aos trabalhos projetos propostos nos dois anos da experiência.
Paula Teixeira
Escola Secundária João de Barros
Paula Cristina Antunes Teixeira é licenciada desde 1992 em Matemática ramo educacional, no ano de 2004 obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação variante Educação e Desenvolvimento e em 2015 o grau de Doutor em Ciências da Educação variante Teoria e Desenvolvimento Curricular, toda a formação académica foi realizada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Leciona na Escola Secundária João de Barros do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, desde 2009, na qual coordenou o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, entre os anos letivos 2014/2015 e 2022/2023. Em 2023/2024 integrou a equipa da Direção do Agrupamento como assessora do Diretor e leciona desde esse ano letivo uma turma-piloto de Matemática A das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Secundário homologadas em janeiro de 2023.
Sandra Afonso
Partilha de experiências na turma-piloto de Matemática B
A aplicação das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática B preconiza uma abordagem mais prática e contextualizada, com foco no desenvolvimento de competências matemáticas e no uso de metodologias ativas, como a resolução de problemas em grupo e a integração de ferramentas digitais. A avaliação formativa e o feedback contínuo são pilares essenciais, promovendo uma maior autonomia e reflexão por parte dos alunos.
Nas turmas-piloto, estas estratégias foram experimentadas ao longo de dois anos letivos.
A partilha destacará:
Esta experiência reforçou a relevância de uma abordagem dinâmica, centrada no aluno e alinhada com as necessidades e desafios do século XXI.
Sandra Afonso
Escola Secundária José Saramago-Mafra
Sandra Afonso é licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e concluiu o primeiro ano do Mestrado em Ensino da Matemática, na FCUL.
É professora na Escola Secundária José Saramago-Mafra, desde o ano letivo de 1996/1997, e integrou o projeto- piloto de aplicação das Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática B, nos anos letivos de 2023/24 e 2024/25.
Maria do Céu Soares
Moderadora
Maria do Céu Soares
NOVA FCT
Maria do Céu Soares é Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Matemática, na especialidade de Equações Diferenciais, pela Universidade Nova de Lisboa. É docente do Departamento de Matemática da NOVA FCT desde 1993, sendo atualmente coordenadora do Mestrado em Ensino da Matemática.
Ferramentas em Excel para Professores
Com Nelson Chibeles Martins e Nuno Pontes
Nesta sessão irão explorar-se algumas funcionalidades do Excel que podem ser mobilizadas por docentes do 3.º Ciclo e Ensino Secundário para apoio a tarefas de natureza didá tica, lúdica e organizacional. Pretende-se realizar atividades que permitam testar funcionalidades de procura, análises de dados, tabelas dinâmicas, controle e gestão de texto e o Otimizador.
Nelson Chibeles Martins
NOVA FCT
Nelson Chibeles Martins é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da NOVA FCT desde 2005. Responsável pela Unidade Curricular de Competências Transversais para Ciências e Tecnologia nos últimos 3 anos. Licenciado em Matemática - Ramo Investigação Operacional, Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas.
Nuno Pontes
Agrupamento Escolar de Romeu Correia, Almada
Nuno Pontes é Licenciado em Matemática - Investigação Operacional e Matemática - Formação Educacional pela NOVA FCT. Professor do GR 500 desde 1997. A lecionar no Agrupamento Escolar de Romeu Correia, Almada, desde 2007.
Aplicações Didáticas do Geogebra
Com Pedro Pimenta e Paulo Doutor
A ação incide na vertente prática, em contexto educativo, e na exploração de formas interativas de tratamento de tópicos curriculares da Matemática (nomeadamente estudo de funções e de geometria) recorrendo à construção e exploração de aplicações dinâmicas com os aplicativos Geogebra. Exploramos, ainda , a vertente de avaliação, nomeadamente formativa, como recurso ao GeoGebra classroom.
Pedro Pimenta
Agrupamento de Escolas da Caparica
Pedro Pimenta é licenciado em Matemática (Ramo Educacional) pela NOVA FCT, mestre em Matemática para o ensino pela FCUL e doutorando em Inovação Educativa na NOVA/ISPA. É formador de professores do Ensino Básico e Secundário e co-autor dos projetos editoriais escolares Xis, Sigma, Ípsilon, Novo Ípsilon, MatPower e Matemática 360.
Paulo Doutor
NOVA FCT
Paulo Doutor é professor auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | NOVA FCT. Leciona habitualmente disciplinas da área do Cálculo a uma ou mais variáveis. A sua investigação incide no estudo de modelos de propagação de doenças contagiosas, nomeadamente na influência da reação dos indivíduos ao conhecimento a que têm acesso.
Tem estado envolvido nas atividades de divulgação da NOVA FCT para o público em geral, particularmente com estudantes e professores do ensino secundário.
Python e ChatGPT no ensino da Matemática
Com Manuel Silva
Nesta sessão serão exploradas as potencialidades do Python e do ChatGPT como ferramentas de apoio ao ensino da Matemática. Serão abordados problemas diversificados no âmbito dos programas curriculares, com exemplos práticos de utilização destas tecnologias. Pretende-se fornecer aos professores estratégias inovadoras e dinâmicas que permitam enriquecer as suas aulas e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática.
Manuel Silva
NOVA FCT
Manuel Silva é professor auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação nas áreas de Combinatória assintótica e Teoria dos Números. Leciona disciplinas de Cálculo para alunos dos cursos de Engenharia, de Teoria dos Números para estudantes da Licenciatura em Matemática, e de Geometria no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática.
Tem particular interesse pela divulgação matemática e pela formação de professores, realizando ações de formação nas áreas da Geometria e da Resolução de Problemas. Foi também dinamizador de uma escola destinada a alunos pré-universitários, vocacionada para a resolução de problemas em competições matemáticas.