Faculdade

Estudante

Estágios Internacionais IAESTE

Estágios Internacionais IAESTE (The International Association for the Exchange of Students for Technical Experience)

A IAESTE  é uma organização internacional com mais de 80 Países-membros em 5 continentes, fundada em 1948 no Imperial College de Londres, que promove o intercâmbio de estudantes universitários entre os países-membro, com o objectivo de lhes proporcionar uma experiência de trabalho na indústria, instituições de pesquisa e outras entidades empregadoras.

Esta organização tem como objectivos facultar aos estudantes, do ensino superior, experiência técnica relacionada com a sua área de estudos, num país estrangeiro, e promover o espírito de cooperação e de solidariedade entre os estudantes de todas as nações.

A IAESTE é constituída por Comissões Nacionais (IAESTE Portugal) onde se encontram devidamente representados os interesses do mundo académico, dos estudantes e da indústria, os quais são responsáveis pela organização dos programas de intercâmbio no respectivo país.

Os períodos de estágios nas empresas estão organizados de forma a que se possa realizá-los nas férias prolongadas do estudante, sendo a sua duração mínima um mês, embora se considere desaconselhável um período inferior a seis semanas. Em casos excepcionais os estágios podem prolongar-se até 18 meses.

As áreas abrangidas pelos Programas de Intercâmbio da IAESTE são todos os ramos da Engenharia, vários ramos da Ciências Exactas e Naturais, tais como a Matemática, Física, Química, Geologia e Biologia, bem como outros domínios tais como a Arquitectura, Agronomia, Farmácia e Ciências Veterinárias e muitas outras.

 

PRÉ-INSCRIÇÃO

As pré-inscrições decorrem sempre durante o mês de Novembro.

Destinatários:

Alunos inscritos, até 18 de Novembro, no 2º ciclo (1º ou 2º ano) ou no 4º ou 5º ano dos Mestrados Integrados, da FCT/UNL. 

pré-inscrição deverá ser efectuada exclusivamente on line aqui. Nesta pré-inscrição não é necessária qualquer documentação.

Informação sobre os países e o tipo de estágios só estará disponível na 2ª quinzena do mês de Fevereiro do ano seguinte à pré-inscrição. Nesta altura será aberta a fase de candidatura para os estudantes que efetuaram a pré-inscrição (no mês de Novembro do ano anterior) e que serão informados sobre os documentos necessários para a candidatura.

A pré-inscrição não significa qualquer compromisso por parte do candidato. É uma forma de recolhermos informação sobre as áreas em que existem interessados em realizar um estágio internacional. Informamos ainda que os candidatos passam por uma fase de selecção.

Consulte alguns testemunhos de colegas da FCT/UNL que já realizaram este tipo de estágio.

 

CANDIDATURA AOS ESTÁGIOS IAESTE de 2019

A candidatura destina-se só aos estudantes que efetuaram a pré-inscrição no passado mês de Novembro. 

Informações sobre a fase de candidatura, consultar os estágios e inserir a candidatura aqui.