Perguntas mais frequentes - 8. Sobre as Propinas

As datas para o pagamento de propinas estão em Calendário, Datas e Prazos.

O pagamento do seguro escolar é feito da mesma forma do que o pagamento de propinas:

1. Entrar na sua área das funcionalidades restritas

2. Seleccionar o link "Pagamentos Académicos" -> Propinas e Seguro escolar, na coluna com o título "Acto administrativo".

3. Seleccionar o link "Referências de Multibanco"

Neste serviço, aparecerá um quadro contendo todos os valores em dívida este ano lectivo.

Para cada valor em dívida existe uma referência de multibanco associada.

Após o pagamento nas caixas de multibanco, o sistema será actualizadoem 24 horas.

• Se forem as propinas do ano lectivo em curso, bastará efectuar o pagamento, por Multibanco, das prestações em atraso, e, ao fim de 24-72 horas, os seus actos académicos deixarão de estar bloqueados.
  • Se chegou a altura de renovar a sua inscrição e ainda deve propinas do ano lectivo anterior ...
    • 1.º - Dirija-se à Divisão Académica (Secção de Graduação) e solicite uma guia para efectuar o respectivo depósito na Caixa Geral de Depósitos (e só na Agência do Campus);
    • 2.º - Volte à Divisão Académica e apresente o talão comprovativo do depósito efectuado, a fim de ser inserido no Sistema o pagamento efectuado.O seu acesso ao Sistema (CLIP) e demais actos académicos voltará a ser possível.
  • Se concorrer à bolsa de acção social e só souber a resposta já após a primeira prestação de propinas, o que faço?
  • Os SAS enviam todos os anos à Divisão Académica um ficheiro com a identificação dos alunos a quem é concedida bolsa e dos alunos cujo processo se encontra ainda em avaliação, sendo essa informação inserida no CLIP, para que os actos académicos não sejam bloqueados.
  • Logo que receba os primeiros pagamentos, deverá liquidar, por Multibanco, a prestação em atraso.

Se as cadeiras que deixar, forem TODAS do mesmo semstre (1 ou 2, 3, 4, 5, 6, etc.), só terá que pagar a propina mínima, no próximo ano.

Se forem mesmo que só duas disciplinas mas de semestres DIFERENTES, paga as propina por inteiro.

A partir de 31 de julho, a falta de pagamento de propinas implica o bloqueamento dos Actos Académicos vários, inscrições incluídas. Nenhum subdiretor tem forma de resolver esta questão ou "ir por cima" desta limitação. O assunto terá que ser tratado atempadamente com requerimento próprio na Divisão Académica para resolução do Sr. Diretor. Ou pagar as propinas em falta, claro.