Perguntas mais frequentes - 8. Sobre as Propinas

As datas para o pagamento de propinas estão em Calendário, Datas e Prazos.

Para proceder ao pagamento do seguro escolar siga estas indicações:

1. Entrar na sua área das funcionalidades restritas

2. Selecionar o link "Pagamentos Académicos" -> Propinas e Seguro escolar, na coluna com o título "Ato administrativo".

3. Selecionar o link "Referências de Multibanco"

Neste serviço, aparecerá um quadro contendo todos os valores em dívida do ano letivo.

Para cada valor em dívida existe uma referência de multibanco associada.

Após o pagamento nas caixas de multibanco, o sistema será atualizado em 24 horas, e as dívidas saldadas desaparecem da listagem.

• Se forem as propinas do ano letivo em curso, bastará efetuar o pagamento, por Multibanco, das prestações em atraso, e, ao fim de 24-72 horas, os seus atos académicos deixarão de estar bloqueados.
  • Se chegou a altura de renovar a sua inscrição e ainda deve propinas do ano letivo anterior, siga estas indicações:
    • 1.º- Dirija-se à Divisão Académica (Secção de Graduação) e solicite uma guia para efetuar o respetivo depósito na Caixa Geral de Depósitos;
    • 2.º-Volte à Divisão Académica e apresente o talão comprovativo do depósito efetuado, a fim de ser inserido no Sistema. O seu acesso ao Sistema (CLIP) e demais atos académicos voltarão a estar acessíveis.
  • Se concorrer à bolsa de ação social e só souber a resposta já após a primeira prestação de propinas, o que faço?
  • Os Serviços de Ação Social da NOVA (SASNOVA) enviam todos os anos à Divisão Académica um ficheiro com a identificação dos alunos a quem é concedida bolsa e dos alunos cujo processo se encontra ainda em avaliação, sendo essa informação inserida no CLIP, para que os atos académicos não sejam bloqueados.
  • Logo que receba os primeiros pagamentos, deverá liquidar, por Multibanco, a prestação em atraso.

Se as cadeiras que deixar, forem TODAS do mesmo semestre, só terá de pagar a propina mínima, no próximo ano.

Se forem de semestres diferentes, ainda que apenas duas disciplinas, terá de pagar as propinas por inteiro.

A partir de 31 de julho, a falta de pagamento de propinas implica o bloqueamento dos Atos Académicos, inscrições incluídas. Nenhum subdiretor tem forma de resolver esta questão ou "ir por cima" desta limitação. O assunto terá que ser tratado atempadamente com requerimento próprio na Divisão Académica para resolução do Sr. Diretor. Ou pagar as propinas em falta, claro.