Internacional

Internacional

Programa Erasmus+ Estudos (SMS)

 

Calendário de candidatura

1.º Semestre e Ano Completo:

Prazo limite para envio das nomeações – 31 de Maio

Prazo limite para envio das candidaturas – 30 de Junho

2.º Semestre:

Prazo limite para envio das nomeações – 31 de Outubro

Prazo limite para envio das candidaturas – 30 de Novembro

 

Condições de admissão

Para poderes ser um estudante em mobilidade na Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA tem de existir um acordo bilateral entre a FCT NOVA e tua Universidade. Confirma com a tua instituição de ensino superior se existe acordo e se está ativo.

Após recebermos a tua nomeação por parte da Universidade de Origem iremos contactar-te e enviar os formulários corretos de acordo com o Programa de Mobilidade (Erasmus, Intercâmbio, ICM, Almeida Garrett). Entretanto adiantamos que para formalizares a tua candidatura deverás enviar:

  • Contrato de Estudos ou Estágio- Preenchido informaticamente (não manuscrito), assinado por ti e também assinado e carimbado pela universidade de origem. Deverás aconselhar-te com o teu Coordenador, que ajudará na elaboração do plano de estudos ou estágio. Para preencheres corretamente o teu Contrato de Estudos ou Estágio, deves utilizar os nomes em português das disciplinas que pretendes estudar e, para tal, deverás consultar os programas das mesmas. Esta informação está disponível em português e em inglês no GUIA UNL.
  • Histórico Escolar - Com a lista de disciplinas e notas obtidas na Universidade de origem, devidamente assinada e carimbada pelos serviços académicos da Universidade de origem.
  • Certificado de Língua B1 de INGLÊS ou Certificado de Língua A2 de PORTUGUÊS.

Os documentos devem ser enviados para div.ri.incoming@fct.unl.pt, devidamente assinados e carimbados pela instituição de origem. De seguida deverás aguardar a confirmação de que a tua candidatura foi aceite. Em caso afirmativo receberás o Contrato de Estudos assinado e a Carta de Aceitação.

Não precisamos dos documentos originais. Se a tua Universidade necessitar de ter os documentos originais assinados e carimbados deverás trazer os documentos contigo, no início do período de mobilidade.

 

Learning Agreement para Estudos

Consultar aqui.

 

Learning Agreement para Estágios

Consultar aqui.

voltar ao topo

 

 

Oferta Académica

Consultar aqui.

voltar ao topo

 

Língua de instrução

Na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, todos os cursos são lecionados em português. Nos 2.º e 3.º ciclos os docentes darão algum apoio em inglês aos estudantes estrangeiros.

Na FCT NOVA os alunos de mobilidade têm de apresentar um certificado de língua durante a candidatura, B1 de Inglês ou A2 de Português. No entanto, para poder comunicar adequadamente e assistir às aulas com sucesso durante o período de estudo, recomendamos o B2 de inglês.

voltar ao topo

 

Alterações ao plano de estudos

Podes fazer alterações ao plano de estudos inicial mesmo quando este já foi aprovado e assinado por todas as partes (3 assinaturas). O prazo para fazer alterações corresponde a 30 dias após o início das aulas. Deverás fazer download do formulário para o efeito ou solicitar o mesmo à DRI.

voltar ao topo

 

Extensão do período de Mobilidade

Se estiveres interessado em prolongar o teu período de estudos na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, para além da data de saída acordada, para fazer exames, novas disciplinas ou participar num projeto, terás de pedir a aprovação da tua Universidade. A extensão do período de estudos ou estágio deve ser solicitada através de documento próprio assinado e carimbado pela Instituição de envio, para além disso necessita também da aprovação do teu Coordenador na NOVA School of Science and Technology.

Este documento deve ser entregue à Divisão de Relações Internacionais dois meses antes da data de partida indicada e pode ser encontrado aqui.

Após a aprovação da extensão da estadia, não te esqueças de garantir o alojamento para o novo período.

voltar ao topo

 

Documentos finais da Mobilidade

No final do estágio os alunos Erasmus antes de sair da FCT, devem solicitar a emissão de:

  • Declaração de Estadia - comprovativo da duração do seu estágio na NOVA School of Science and Technology. Este documento é emitido pela DRI;
  • Final Report – relatório emitido pelo supervisor de estágio descrevendo o trabalho que o estudante realizou e se o fez com sucesso. Este documento deve ser apresentado na DRI para ser carimbado antes da partida do estudante.

 

Questionário final de mobilidade

Preencher aqui.

voltar ao topo

 

Free Mover

A mobilidade livre (Free Mover) permite que um estudante inscrito numa instituição de ensino superior com a qual a Universidade/Faculdade não tenha acordo, a nível mundial usufrua da mobilidade mediante o pagamento da propina correspondente, deste modo:

  • Estudantes europeus são sujeitos ao pagamento do mesmo valor de propina a que é sujeito o estudante nacional;
  • Estudantes fora da Europa são sujeitos ao pagamento do mesmo valor de propina a que é sujeito o estudante internacional.

voltar ao topo

 

Informações úteis

Lista de coordenadores Erasmus

Departamentos da FCT NOVA

voltar ao topo