Olá, o meu nome é Matilde, sou do Mestrado em Engenharia Biomédica e fiz Erasmus em Bruxelas.
Inicialmente, não conhecia ninguém que fosse de Erasmus para a mesma cidade e o meu nível de Inglês também não era o melhor, mas mesmo assim arrisquei e foi o melhor que fiz. Por isso, não tenham medo e arrisquem também :)
Tive a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo e viajar por vários países da Europa! Aconselho-vos a irem às atividades da ESN (núcleo de Erasmus) da vossa faculdade. Ao início foi assustador porque não conhecia ninguém e na primeira atividade que eles organizaram dei por mim a dar voltas a um parque porque não tinha coragem de ir falar com as pessoas. Mas passado um pouco ganhei coragem e foi mesmo uma tarde super gira. Foi um dia que me marcou muito e acho que me vou lembrar para sempre.
Bruxelas não é uma cidade muito grande o que faz com que rapidamente conheçam os "cantos à casa" e se sintam à vontade. Há muita diversidade cultural e por isso nem me senti estrangeira. Quase todos os dias ouvia pessoas a falar português na rua!
Relativamente à faculdade, os métodos de ensino eram diferentes dos da FCT mas foi fácil adaptar-me porque todos os professores e os meus colegas (agora amigos :)) foram muito simpáticos e ajudaram-me em tudo o que precisei.
Adorei tanto esta experiência que penso em voltar a repeti-la!
Espero que o meu testemunho vos ajude e se tiverem alguma dúvida podem entrar em contacto comigo que vou ter muito gosto em ajudar em tudo o que for possível! mpe.congalves@campus.fct.unl.pt
Matilde Gonçalves
Mestrado em Engenharia Biomédica | 2024/2025