Investigação

Apoio Financeiro do FEADER 49.915,86€

Apoio financeiro público nac./reg. * 13.334,72€
*Quando aplicável

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos:

- Otimização da produção de Pera Rocha com elevados índices de comercialização nacional e internacional, para a biofortificação em cálcio, considerando a interação entre os diferentes sistemas, nomeadamente as interações entre os tipos de adubação e os momentos de aplicação.
- Delineamento de um itinerário técnico para a produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio destinada ao consumo direto e à transformação industrial.
- Aferição do efeito dos processos de transformação de Pera Rocha biofortificada em cálcio na composição nutricional, considerando os requisitos industriais dos mercados-alvo, de acordo com os requisitos da Alta Segurança Alimentar e as diretivas da União Europeia para o sector.

Resultados:

A presente iniciativa propõe-se obter e disseminar, junto dos potenciais interessados na produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio, os seguintes resultados:
- Itinerário técnico para produção de Pera Rocha biofortificada em cálcio. Portanto em paralelo com a aplicação clássica de adubo, inseticidas e fungicidas, um descritivo técnico sobre os tipos, ação concentrações, e tempos de aplicação dos fertilizantes testados durante o desenvolvimento fenológico da cultura.
- Resposta da Pera Rocha à biofortificação em cálcio, considerando teores de acumulação e localização tecidular do cálcio. Portanto, facultando uma indicação de possíveis rotas alternativas ao produtor para comercialização na indústria, com base num mapeamento fisiológico da deposição de cálcio nos frutos.
- Coeficiente de produção/produtividade. Portanto, fornecendo uma perspetiva da consequente rentabilidade económica média em caso de comercialização sem transformação, a nível nacional e internacional.
- Definição da qualidade nutricional Pera Rocha biofortificada (categorias Extra, I e II) á colheita e durante a manutenção em câmara pelo produtor.

Projeto inserido em iniciativa comunitária, promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo FEADER