Investigação

Apoio Financeiro do FEADER 35.147.51€

Apoio financeiro público nac./reg. * 8.573.57€
*Quando aplicável

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos

Objetivos:

- Otimização da produção de dois genótipos de arroz biofortificado em selénio, considerando a interação entre os diferentes sistemas, nomeadamente as interações entre os genótipos de arroz e os tipos de adubação e momentos de aplicação.
- Delineamento de um itinerário técnico para a produção de 2 variedades de arroz biofortificado em selénio para transformação industrial em farinha destinada a produtos “Baby Food”.
- Localização tecidular do selénio no grão de arroz para seriação de tecnologia industrial a utilizar na produção de farinha (integral ou refinada).
- Aferição do efeito dos processos de transformação em arroz biofortificado na composição nutricional, considerando os requisitos industriais dos mercados-alvo (produtos “Baby Food”), de acordo com os requisitos da Alta Segurança Alimentar e as diretivas da União Europeia para o sector.

Resultados:

A presente iniciativa propõe-se obter e disseminar, junto dos diferentes intervenientes do setor do arroz, os seguintes resultados:
- O itinerário técnico de condução da cultura (incluindo a escolha da variedade) e de aplicação da adubação foliar em selénio (tipo de formulação, quantidades a aplicar e momentos de aplicação da adubação em selénio) mais adequado para a produção de arroz biofortificado em selénio.
- A tecnologia industrial adequada a aplicar na transformação agroalimentar do arroz – produção da farinha biofortificada em selénio, que dependendo dos resultados poderá ser integral, refinada ou ambas.
- Comunicação da composição nutricional da farinha biofortificada em selénio tendo em vista a utilização em “Baby Food”.

Projeto inserido em iniciativa comunitária, promovida pelo PDR2020 e co-financiada pelo FEADER