“Espero contribuir com conhecimento original para a minha área e construir uma forte rede de investigação entre ambas as instituições”, sublinha o estudante da NOVA FCT.
Parceria reforça a integração da NOVA FCT na rede internacional da ONU dedicada à resiliência e à redução do risco.
Como codiretor nacional, João Magalhães irá trabalhar em estreita colaboração com Inês Lynce (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e INESC-ID), codiretora nacional, e com José Fonseca de Moura, diretor do programa na Carnegie Mellon University.
Com uma carreira de mais de três décadas na NOVA FCT e ampla experiência em cargos de direção, consultoria e atuariado em instituições nacionais e internacionais, Pedro Corte Real alia a sólida formação científica a uma forte ligação à gestão pública e ao setor financeiro, reforçando a presença da NOVA FCT em posições de elevada responsabilidade na Administração Pública.
Entre as dez candidaturas apresentadas, que envolveram mais de 50 estudantes e investigadores, o júri selecionou três finalistas, todos com origem no Campus de Caparica.
A última cerimónia de assinatura de contratos de 2025 voltou a traduzir o investimento da NOVA FCT nas pessoas que constroem diariamente a escola.
Esta colaboração evidencia o compromisso da NOVA FCT com a transferência de conhecimento e a promoção de um diálogo ativo com a comunidade, aproximando ciência, inovação e responsabilidade social.
A IFIP é uma organização verdadeiramente global (algo relevante no contexto geopolítico atual) fundada sob os auspícios da UNESCO, que congrega associações profissionais e académicas de mais de 40 países, representando engenheiros, investigadores e profissionais da área da informática.
O SemeAd é um evento anual de referência, a nível nacional e internacional, que promove a discussão da produção académica e tecnológica em gestão, com um processo de avaliação rigoroso.
As Bridge Talks têm como objetivo constituir um espaço de diálogo entre academia, empresas e sociedade, afirmando a NOVA FCT como plataforma de inovação em temas de grande relevância social
As empresas criadas por antigos alunos da NOVA representam um valor económico global de 19 mil milhões de euros, evidenciando o papel da universidade como motor de inovação e empreendedorismo.
Os nossos voluntários contribuíram para o sucesso da iniciativa, que visa mitigar a fome e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente num dos distritos mais carenciados do país, o distrito de Setúbal, onde os níveis de risco de pobreza permanecem entre os mais elevados em Portugal.