Perante a devastação provocada pela depressão Kristin, a Universidade NOVA de Lisboa está a organizar um conjunto de ações de apoio às comunidades locais e às/aos estudantes provenientes das regiões mais afetadas.
No âmbito do HUMAI, foi criada uma plataforma que permite às equipas clínicas acompanhar, de forma contínua, a evolução dos doentes, integrando dados clínicos, demográficos e de utilização dos serviços de saúde. Isto ajuda a identificar padrões de recurso às urgências, monitorizar o impacto das intervenções e apoiar decisões clínicas com base em dados concretos.
Inês Pereira-Gomes e Gonçalo Carro Pedro, estudantes do Departamento de Química da NOVA FCT, foram distinguidos no 7th International Caparica Symposium on Nanoparticles/Nanomaterials & Applications (ISN2A 2026) com os prémios de Melhor Comunicação Oral e Melhor Póster.
Joana Franco, Lara Mesuras e Davi Benchimol, conquistaram o Prémio de Melhor Póster no TEC2MED Summit 2025, destacando-se pela excelência científica e espírito inovador
Tiago Linares, Mestre em Engenharia de Materiais do Departamento de Ciências e Engenharia de Materiais da NOVA FCT, foi distinguido com o First Place Poster Presentation Award durante o RSC Chemical Nanoscience & Nanotechnology Annual Symposium 2026.
A NOVA dá mais um passo na construção de um ecossistema académico moderno, dinâmico e preparado para os desafios do futuro.
A nova espécie de anfíbio do Jurássico Superior de Portugal chama-se Nabia civiscientrix.
A participação da NOVA FCT neste projeto reforça o papel da Faculdade como parceira estratégica da indústria, promotora de inovação tecnológica, sustentabilidade e transferência de conhecimento, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de soluções com impacto científico, económico e social.
A seleção dos dois estudantes confirma a presença contínua da NOVA FCT entre as instituições portuguesas com maior participação no programa Carnegie Mellon Portugal.
Após um processo de avaliação rigoroso, o júri da SPND destacou a elevada qualidade científica e o mérito da proposta, assim como a sua estrutura sólida e documentação completa.
Esta distinção evidencia o compromisso da NOVA FCT com a promoção da excelência científica, a internacionalização e o impacto da investigação desenvolvida nos seus departamentos e centros de investigação.
O Tágides é hoje um dos festivais de tunas mais duradouros do país, símbolo da ligação entre a comunidade académica da NOVA FCT e a cidade de Almada, promovendo o convívio e a celebração da tradição universitária.