Instituto de Seguros de Portugal atribui prémio académico a docente do Departamento de Matemática

07-11-2008

O trabalho distinguido, no passado dia 30 de Outubro, no âmbito do protocolo do Instituto de Seguros de Portugal com o ISEG, intitula-se "Aproximações para as probabilidades de ruína para o processo de risco clássico com prémios variáveis e de credibilidade" e foi avaliado pela Comissão de Apreciação composta por representantes do ISP e docentes de instituições universitárias.
Pode ler-se na nota informativa do ISP sobre o prémio que, "Em termos sucintos, o estudo intitulado “Aproximações para as probabilidades de ruína para o processo de risco clássico com prémios variáveis e de credibilidade” aborda o modelo clássico da Teoria da Ruína em tempo contínuo e horizonte finito, debruçando-se, em particular, na sua interligação com a Teoria da Credibilidade.
Esta matéria é particularmente relevante atendendo à futura introdução do regime Solvência II. De facto, prevê-se que a introdução, em 2012, do novo sistema de solvência europeu seja um factor de aumento do interesse da aplicação prática dos conceitos subjacentes à Teoria da Ruína, designadamente ao nível da construção de modelos internos totais ou parciais ou na determinação do capital económico das empresas."