Notícias

Notícias

Prémio Inovação BES para projecto Ion Jelly®

03-12-2008

O projecto Ion Jelly - Baterias em gel ultraflexíveis para aplicação em interfaces inteligentes - desenvolvido por investigadores da FCT, IST e MBA Católica/Nova, foi um dos premiados no Concurso Nacional de Inovação BES 2008.
O Ion Jelly® é um gel condutor muito leve, flexível e biodegradável, fácil de produzir a baixo custo. Pode ser aplicado em superfícies variadas, nomeadamente metal, plástico, vidro e papel. Sendo um electrólito por excelência, o Ion Jelly® vai permitir o desenvolvimento de uma nova geração de pilhas com aplicação em dispositivos electrónicos de baixo consumo energético, como pequenos sensores, medidores de temperatura e identificadores por rádio frequência (RFID).
A equipa agora distinguida é constituída por Tânia Carvalho, Pedro Vidinha e Susana Barreiros (FCT/UNL), Carlos Afonso, Nuno Lourenço e Luís Fonseca (IST), Emilie Gaudet e João Nascimento (MBA Católica/Nova).
Recentemente, Pedro Vidinha, Nuno Lourenço, Emilie Gaudet e João Nascimento conquistaram o 2º lugar no Cockrell School of Engineering Chalenge da Idea to Product (I2P) Global Competition, uma competição internacional realizada na Universidade do Texas, em Austin, representando a COTEC.(http://www.ideatoproduct.org/int/competitionArchives/2008InternationalVideos.cfm). Mais informação sobre o Ion Jelly em http://www.newscientist.com/article/dn14975.