Bolsa de Investigação para o Projecto SolarTiles

12-05-2009

O Projecto SolarTiles visa o desenvolvimento de células solares fotovoltaicas em substratos cerâmicos para aplicação directa em coberturas e fachadas de edifícios.
O Consórcio SolarTiles é liderado pela empresa Revigrés, e do qual fazem parte também as empresas Dominó, Coelho da Silva e DeViris, para além do CTCV (Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro), da ADENE (Agência para a Energia) do INETI, da Universidade do Minho e da FCT-UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)
O CENIMAT-I3N (Centro de Investigação em Materiais do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação) é um laboratório associado da FCT-UNL do qual faz parte o Grupo de Materiais da Electrónica e Optoelectrónica, liderado pelos Profs. Rodrigo Martins e Elvira Fortunato. É um dos mais conceituados grupos de investigação a nível mundial na área dos filmes finos para aplicações fotovoltaicas e em electrónica transparente.
O Co-Promotor do Projecto Solar-Tiles, a FCT-UNL tem para oferecer uma Bolsa de Investigação (BI) (Ref: ST-FCT-UNL/09) para Mestre em Engenharia de Materiais ou Física.
O trabalho a desenvolver será no âmbito do Projecto SolarTiles financiado pelo quadro de Referência estratégico Nacional (QREN), cujo objectivo é o desenvolvimento de estruturas fotovoltaicas em substratos cerâmicos. As tarefas a realizar no projecto, incluem:
1) a deposição de películas de óxidos condutores e silício polimorfo e nanocristalino;
2) a caracterização e optimização dos materiais produzidos;
3) a aplicação dos materiais produzidos em estruturas fotovoltaicas do tipo nip e do tipo tandem nipnip;
O montante da bolsa de investigação decorre do regulamento de formação Avançada e qualificação de recursos Humanos da FCT. A bolsa tem uma duração de 12 meses prorrogável até um total máximo de dois anos. O início da actividade será dia 11 de Junho de 2009.
Dar-se-á preferência a candidatos que demonstrem ter formação, experiência e interesse pelas novas tecnologias, principalmente, pela área temática seleccionada. Para esclarecimentos adicionais contactar: Prof. Hugo Águas (hma@fct.unl.pt).
As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail (hma@fct.unl.pt), até ao dia 29 de Maio de 2009., contendo o curriculum detalhado e se possível carta de motivação. Os candidatos seleccionados serão convocados para uma entrevista a marcar oportunamente.