Bolsas BII

30-06-2009

O Centro e Investigação em Ciência e Engenharia Geológica aceita candidaturas para 4 Bolsas de Integração na Investigação dirigida a alunos do 1º Ciclo de Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Geologia, e áreas afins nos seguintes projectos / áreas de investigação:
1) Cartografia geológica 3D
Compilar numa base de dados a informação de campo relativa à Arrábida e/ou restante Península de Setúbal, incluindo coordenadas M, P e Z (a calcular caso não existam) e os dados de campo, a atitude das estruturas sedimentares e tectónicas e limites geológicos.
2) Geologia de Engenharia
Colaboração no âmbito da preparação de provetes, montagem, realização e interpretação de ensaios laboratoriais no domínio da Mecânica das Rochas de acordo com normalização internacional.
3) Geologia Urbana
Após caracterização e inventariação de aplicações de pedra natural em edifícios eclesiásticos da cidade de Lisboa e registo da informação recolhida em base de dados do portal Georoteiros (trabalho efectuado em 2009; a completar), pretende-se promover visitas virtuais a locais e ao longo de percursos selecionados. A continuação da análise da informação recolhida, implicará um tratamento estatístico (Análise Componentes Principais) dos dados de modo a obter alguma relação entre diferentes variáveis: tipo de pedra, tipo de aplicação, proveniência, local de aplicação, etc.
4) Minerais pesados. Amostragem e métodos de separação de minerais pesados para estudos de sedimentológicos, geoquímicos, prospecção mineral e geocronólogicos.
Iniciação às metodologias básicas de processamento laboratorial de materiais geológicos dirigido a estudos sedimentológicos, geoquímicos, prospecção mineral e geocronológicos. A tarefa principal consiste na separação e descrição das populações de minerais pesados presentes em rochas sedimentares/ metamórficas/ígneas e selecção de cristais de zircão para estudos geocronológicos com bases em isótopos de U-Pb. A sequência de tarefas a aplicar proporciona ao candidato uma forma de descobrir por si mesmo uma das regras fundamentais do método científico associado ao processamento de materiais geológicos, isto é, a importância de minimizar a contaminação mineral e química da amostra.
Os interessados devem enviar CV para sec-dct@fct.unl.pt devendo referir como assunto: candidatura a bolsa BII. Os candidatos devem formalizar a sua candidatura através de carta de motivação indicando por ordem decrescente de preferência o projecto que gostariam de integrar.
A selecção será feita com base no mérito do candidato e no desempenho escolar. A candidatura decorrerá entre 1 a 15 de Julho de 2009. Os resultados da selecção serão divulgados até 30 de Julho de 2009, através do envio de correio electrónico aos candidatos seguindo-se convocatória para entrevista com os potenciais candidatos. A bolsa terá início a 1 de Outubro com duração de um Ano.
A selecção dos candidatos será feita por um júri constituído por 3 membros do CICEGe.
O montante da bolsa é de 140€ mensais com um plano de trabalho e horário a definir pelo Orientador (compatível com a carga lectiva do aluno).