Ciclo de Conferências Image in Science and Art

14-01-2011

A Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, promove um ciclo internacional de conferências intitulado Image in Science and Art.

Visiting Time: the Renegotiation of Time through Time-Based Art, proferida por Boris Groys
Resumo da conferência:
Na nossa cultura temos dois modelos diferentes que nos permitem sincronizar o tempo de contemplação e o tempo da obra de arte em si: a imobilização da obra de arte e a imobilização do espectador. A imobilização da imagem no espaço expositivo, do texto no livro, de textos e imagens no ecrã do computador ou, por outro lado, a imobilização do espectador no teatro, no cinema, nos concertos, em frente à televisão, etc. Ambos os modelos falham, porém, no caso da chamada arte baseada no tempo, por exemplo, quando as imagens em movimento são transferidas para o espaço de exposição (museus, galerias, etc.). Neste caso, as imagens estão em movimento, mas os espectadores também continuam a mover-se. É óbvio que isso causa uma situação em que as expectativas contraditórias de uma visita a um cinema ou de uma visita a um museu, entram em conflito – o visitante é enviado para uma vídeo-instalação num estado de dúvida e desamparo. O tempo começa, pois, a ser experimentado, conceptualizado e tematizado de formas novas, através da renegociação da relação entre o tempo de contemplação e o tempo do processo contemplado.

Boris Groys é Professor de Estética, História de Arte e Teoria de Media na Hochschule fur Gestaltung. É também Global Distinguished Professor no Departamento de Estudos Russos e Eslavos na New York University. Dos livros que publicou destaca-se The Total Art of Stalin.