Projecto empresarial “NOVATISSUE” no COHiTEC 2011

18-07-2011

A edição 2011 do COHiTEC contou com apresentação do projecto NOVATISSUE, desenvolvido pelos professores João Paulo Borges(DCM), Jorge Carvalho Silva (DF) e Célia Henriques (DF) e os Engenheiros Biomédicos Sara Ferreira e Carlos João (FCT).Depois da participação dos trabalhos FCTenses “Paper-E”, “Airmarkers” e “Mediaomnics”, o programa COHiTEC acolheu o projecto NOVATISSUE, desenvolvido pelos professores João Paulo Borges(DCM), Jorge Carvalho Silva (DF) e Célia Henriques (DF) e os Engenheiros Biomédicos Sara Ferreira e Carlos João (FCT).

Este projecto contou ainda com a colaboração de Dina Chaves, Catarina Madeira e Sara Reis como elementos de apoio proporcionados pelo programa.
O projecto empresarial “NOVATISSUE” têm como propósito o desenvolvimento de produtos para a medicina regenerativa. A sua tecnologia única  baseia-se na criação de estruturas 3D porosas que incluem uma rede pré-vascular capaz de fornecer nutrientes às células. Os produtos derivados desta tecnologia vão permitir uma maior rapidez na regeneração de tecidos humanos possibilitando um tempo de recuperação menor aos pacientes.

Nascido em 2004, o programa COHiTEC está inserido na plataforma ACT (acelerador de comercialização de tecnologias) e é organizado pela COTEC Portugal. Têm como principal objectivo desenvolver competências na área da comercialização de tecnologias em participantes com “background” em investigação científica. Pretende-se assim aproximar o mundo dos negócios à investigação que se faz nas universidades potenciando novas tecnologias em empresas e produtos capazes de gerar emprego e riqueza nacional.

A edição deste ano culminou no dia 7 de Julho com a apresentação de 12 projectos de equipas de vários pontos do Pais, numa sessão organizada pelo ISCTE Business School, e na qual estiveram presentes empresários, investidores e investigadores.
A equipa NOVATISSUE vai agora participar na segunda fase da plataforma ACT – Act to prove – na qual vai desenvolver trabalho na prova de conceito da tecnologia apresentada.

Para mais informação sobre o programa visite www.actbycotec.com