Carnegie Mellon Portugal Faculty Exchange Program: Candidaturas para a Spring e Fall 2012

17-01-2012

O programa de intercâmbio de professores (faculty exchange program) é uma oportunidade única para os académicos e para as universidades portuguesas, porque oferece uma exposição prolongada às melhores práticas de investigação e ensino a nível mundial e permite inserir os nossos investigadores nas redes globais do conhecimento. Trata-se de uma iniciativa lançada pelo programa Carnegie Mellon Portugal, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que tem tido um grande acolhimento por parte da comunidade académica. O Faculty Exchange Program destina-se a académicos de instituições de ensino superior portuguesas e da Carnegie Mellon University (CMU). O número de candidaturas tem vindo a aumentar de ano para ano, revelando as mais-valias deste intercâmbio, nomeadamente a criação de novas redes de contactos que potenciam a realização de projectos colaborativos entre as várias instituições de Portugal e EUA.

Este programa já permitiu que cerca de 31 docentes de diferentes universidades portuguesas tivessem atravessado o Atlântico e usufruído de uma estadia financiada na Carnegie Mellon University (CMU) para investigar, leccionar e preparar novos projectos de colaboração entre várias instituições e empresas em Portugal e nos Estados Unidos. Até agora, foram já 31 os professores de onze instituições de ensino superior português – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Católica Lisbon Business & Economics, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Economia e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, e Universidade da Madeira – que aproveitaram as oportunidades do programa, participando em actividades educativas e colaborando de forma intensa com grupos de investigação na CMU, durante um período de duração entre três e seis meses.

Mais informações disponíveis em http://www.cmuportugal.org/tiercontent.aspx?id=1970.