Exposição Learning to Fly

15-11-2012

Peter Pan (J. M. Barrie, 1911) é uma das mais famosas obras de literatura infanto-juvenil e fonte de inspiração de inúmeras produções artísticas… Um (coletivo) imaginado mundo povoado de feras, índios, piratas e crianças que, afortunadamente, cruzou o (individual) imaginário mundo de Paula Rego e inspirou a série de gravuras que ilustram a tradução para português (José Manuel Lopes - Editora Cavalo de Ferro) da obra original. Do imaginado, ao imaginário, real se apresenta a oportunidade de ver e sentir o conjunto dessas mesmas gravuras no espaço de exposição da Biblioteca da FCT/UNL.

Do imenso prazer que é trazer obra de Paula Rego ao Campus de Caparica, FCT/UNL, celebraremos a assinatura de um protocolo entre a Casa das Histórias - Paula Rego e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Fernando J. Santana / José J. G. Moura

Diretor FCT/UNL / Diretor Biblioteca

Esta série de gravuras não são meras ilustrações, mas interpretações para as quais a artista traz a sua própria vivência infantil e emocional, tendo algumas das personagens um elevado grau de ironia e sofisticação. As gravuras foram executadas com grande mestria e precisão, onde o espaço é trabalhado com muita fluidez e em que as mudanças de escala surgem com grande naturalidade.

por Paula Aparício