Notícias

Notícias

Bolsa de Cientista Convidado no contexto do projeto MERIS

08-02-2013

 

O concurso para uma Bolsa de Cientista Convidado ("Bolsa de Cientista Convidado", BCC) é dirigido a um investigador doutorado com pelo menos 4 anos de experiência em computação de alto desempenho (HPC) para aplicações de processamento de imagem, para desenvolver programas de validação de produtos de cor oceânica obtidos pelo satélite MERIS da Agência Espacial Europeia (ESA), bem como de programas semelhantes da NASA (MODIS e SEAWiFS).

A bolsa é concedida pelo projeto MERIS, um contrato entre o Centro de Inteligência Artificial (CENTRIA) do Departamento de Informática (DI) e a ESA. O trabalho será executado em estreita colaboração com o Centro de Informática e Tecnologias da Informação (CITI), tendo ambos os centros do DI vindo a acolher conjuntamente durante os últimos anos atividades de investigação na análise e validação de produtos MERIS de interesse para a ESA. O candidato selecionado irá contribuir para este trabalho de equipa através de: 1) realização de simulações de Monte Carlo de transferência radiativa em 3D para definição de protocolo melhorado de radiometria de campo na atmosfera; 2) desenvolvimento de soluções de HPC para cálculos de otimização de Monte Carlo em ambientes de larga escala de computação paralela; 3) desenvolvimento e aplicação de modelos inversos de cor do oceano baseados em redes neurais para obter produtos de alto nível em uma escala regional; 4) validação de produtos padrão MERIS através de análise de dados e comparação com mapas de produtos regionais e 5) produção de relatórios e publicações científicas.

Os candidatos devem, portanto, ter conhecimento prático de transferência radiativa de cor oceânica, de processamento de imagens de satélite, e aplicações de redes neuronais artificiais, bem como uma experiência consolidada em HPC e processamento paralelo. É obrigatória uma excelência de comunicação em Inglês, escrita e oral. Serão naturalmente consideradas conhecimentos especializados de Estatística, Física e programação em Matlab.

A duração da bolsa é de um ano com início previsto em 1 de abril de 2013. O valor da bolsa é de 2650€ por mês, mais previdência social. Os candidatos interessados ??devem enviar uma carta resumindo os métodos de pesquisa planeadas para resolver as tarefas de trabalho acima indicadas e um curriculum vitae, dirigida ao Prof Pedro Barahona (pb@fct.unl.pt, assunto: "Visiting Scientist MERIS") até ao dia 8 de março de 2013. Os candidatos selecionados poderão ser convocados para uma entrevista durante o próximo mês de março.