Bolsa de Investigação (BI, Mestre), uma vaga - Refª: PTDC/CTM-MET/113486/2009, HYBRID

11-02-2013

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI, Mestre) no âmbito do Projecto de Investigação Científica PTDC/CTM-MET/113486/2009, HYBRID - Cu2ZnSn(S,Se)4, uma Nova Camada Absorvente sem In para Células Solares de Filme Fino, do Laboratório Associado I3N Pólo CENIMAT da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, financiado pela FCT-MEC, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia dos Materiais, Engenharia Física, Engenharia Electrotécnica, ou áreas afins.
Requisitos de admissão: O candidato deve possuir formação científica preferencialmente nas áreas acima mencionadas e dominar a língua inglesa. O presente concurso é aberto para Mestres recém formados que tenham intenção de prosseguir os estudos num plano doutoral sobre o mesmo tema.
Plano de trabalhos: O projecto visa o desenvolvimento de células solares de estrtura Cu2ZnSn(S,Se)4, nomeadamente ao nível dos contactos transparentes condutores (TCOs) da célula e sua caracterização. As tarefas a realizar incluem:
1)    Deposição de camadas de ZnO; AZO; GZO e IZO;
2)    Caracterização óptica e eléctrica das camadas depositadas;
3)    Caracterização das células solares produzidas.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT|I3N do Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica do Dr. Sergej Filonovich e Prof. Hugo Águas.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 10 meses com possível renovação até ao término do projecto, com início previsto em Março de 2013.
Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT-MEC.
Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita com base na análise curricular e se necessário haverá uma entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.
Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri -  Sergej Filonovich
Vogais Efectivos – Hugo Àguas e Rodrigo Martins
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida com base na metodologia de selecção, que será afixada em local visível e público do CENIMAT|I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de Fevereiro a 08 de Março de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: CV, fotocópia do certificado de habilitações e do BI e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.
As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: as candidaturas deverão ser enviadas por e-mail (hma@fct.unl.pt) ao cuidado do Profº Hugo Águas, até ao dia 08 de Março de 2013.